No último dia 17, PMs foram até a área de mata no Bairro Santa Irene, em Rio das Ostras , para verificarem informações de inteligência, dando conta que traficantes da facção Comando Vermelho estariam escondidos no local , devido a ações da PM na Cidade Praiana em Rio das Ostras.
Ao chegarem ao local,, a equipe avistou um acampamento e ao se aproximar, os agentes foram recebidos a disparos de arma de fogo por cerca de oito a dez elementos. Houve revide.
Após o fim do tiroteio, foram encontrados três elementos baleados: Diego Rangel Fernandes, portando um revólver 38 preto de seis tiros número 1936130 , contendo duas munições intactas e quatro deflagradas e um radio transmissor; Gabriel Roque Antunes, próximo a ele foi encontrado a pistola Taurus .40 preta , numeração suprimida , com carregador contendo três munições intactas e o terceiro elemento se chamava Caio. Com este, foi encontrado um revólver Taurus cromado , de sete tiros , numeração PG424386 , contendo quatro munições intactas e três deflagradas e um radio transmissor.
De imediato, os agentes socorreram os três a UPA de Unamar. Caio e Diego foram a óbito. Gabriel foi transferido para o hospital de Araruama.
Foram realizadas buscas no local e arrecadados quatro cápsulas deflagradas de calibre.40.
Um PM acrescenta ainda que durante o confronto visualizou o elemento vulgo Geninho portando uma pistola porém o mesmo conseguiu se evadir.
Um dos policiais narrou que efetuou doze disparos com o fuzil M-16 Colt, calibre 556. Um colega fez vinte e cinco disparos com o fuzil Arad calibre 556. Um major efetuou dezenove disparos com o fuzil Imbel Parafal 762 e um quarto PM efetuou dez disparos com o fuzil Imbel fal calibre 762 Foram apreendidos no total quatro fuzis, dois revólveres, uma pistola
7 Componente de Munição (Estojo) – Calibre (.38) ; 4 Componente de Munição (Estojo) – Calibre (.40) ; 6 Munição (Cartucho (Intacto)) – Calibre (.38) ; 3 Munição (Cartucho (Intacto)) – Calibre (.40) ; dois radiotransmissores.