Segundo relatório da Polícia Federal, o plano de mllitares para aplicar um golpe de estado no país após as eleições presidenciais de 2022 teve seu ápice no dia 15 de dezembro de 2022, quando a organização criminosa tinha a expectativa de consumar o seu objetivo.
Nesse dia, os denominados “Kids Pretos”, com pelo menos seis integrantes, se posicionou em pontos estratégicos nas proximidades da residência funcional do ministro Alexandre de Moraes e no STF para conclusão da ação.
Para isso, utilizaram técnicas de anonimização, como telefones cadastrados em nome de terceiras pessoas, codinomes de países e trocas de mensagens pelo aplicativo criptografado Signal.
Os investigados se deslocaram da cidade de Goiânia/GO, sede do BAC, para Brasília/DF, em pelo menos dois veículos, ,entre eles uma uma viatura oficial do Batalhão de Ações e Comandos.
Diante do encerramento precoce da sessão no Supremo Tribunal Federal e da posição intransigente do comandante do Exército em não aderir ao intento golpista, a ação foi “abortada” pelos criminosos.
A investigação também identificou ações nos meses de novembro e dezembro relacionadas ao monitoramento do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva especialmente nas proximidades do hotel Meliá em Brasília/DF, local em que o presidente estava se hospedando na capital Federal.
Um policial federal aderiu ao intento golpista, inclusive repassando informações sensíveis sobre a estrutura de segurança do presidente eleito.
A ação clandestina para prisão/execução do ministro Alexandre de Moraes e do eventual assassinato do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin recebeu o codinome de “copa 2022”.
A execução foi iniciada em meados de novembro de 2022 com equipes formadas por militares Forças Especiais (FE) que monitoram o cotidiano e itinerários de Moraes e Lula inclusive com o emprego de recursos do Batalhão de Ações e comando-BAC
Foram consideradas diversas condições de execução de Alexandre de Moraes, inclusive com o uso de artefato explosivo e por envenenamento em evento oficial público