Nos últimos 20 anos, ocorreram mudanças históricas no comando de algumas comunidades do Rio de Janeiro em que uma facção dominava há anos o local e acabou perdendo o controle para grupos rivais.
Mais recentemente a milícia que dominava há anos as comunidades da Muzema, no Itanhangá e da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, perdeu o controle das localidades para traficantes do Comando Vermelho.
Antes disso, os milicianos já haviam tomado em 2018 o controle das comunidades consideradas históricas para o CV, no bairro de Santa Cruz, como Rola, Antares e Cesarão.
Em 2016, os traficantes do TCP expulsaram o Comando Vermelho da Cidade Alta, em Cordovil, após décadas de controle.
No início da década passada, os traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) tiraram do CV o comando de morros do Leme, como o Chapéu Mangueira e Babilônia.
As mudanças começaram nos anos 2000 como por exemplo, no Morro da Mineira, no Catumbi, que era CV há anos e foi tomado pela ADA (Amigos dos Amigos).
Na mesma época, a ADA também tirou do CV a Favela da Rocinha, em São Conrado, O CV a recuperou em 2017.
Ainda nos anos 2000, outra mudança histórica foi a expulsão dos traficantes do CV da Favela de Vigário Geral, que virou TCP e ganhou novo nome: “Parada Geral”