Um dos torcedores do Peñarol que teve a prisão preventiva decretada, Nikleson Fabian Cabrera Gutierrez foi citado em relatório da Interpol como sendo integrante de uma Lista dos Impedidos de Entrada em Shows Esportivos Públicos devido aos acontecimentos ocorridos, no dia 4 de agosto deste ano, entre as equipes do Clube Nacional de Futebol e do Peñarol Atlético Clube.
Consta, ainda, do relatório a seguinte informação: ele esteve diretamente envolvido na exibição de uma bandeira com conteúdo violento (a bandeira exposta continha a inscrição “Lista – gráfico de uma mão com dedo médio esticado – Negra”), ato este que possui diversas facetas relacionadas à violência no esporte e gera contravenções a diversos dispositivos legais.
Ele estava com outros elementos, não identificados, a atear fogo em carros e quebrar objetos na rua, dentre quiosques, veículos e bens públicos.
Há relatos de que alguns populares teriam agredido os conduzidos, mas eles não sabem apontar a autoria.
Alguns dos presos eram envolvidos com a torcida organizada do Peñarol chamada de Barra Amsterdam ou La Barra Brava
Uma vítima relatou que se encontrava trabalhando em uma padaria, na Avenida Lúcio Costa, nº 17610, por volta das 9 horas e 30 minutos, quando teria percebido que o seu aparelho celular não se encontrava mais no local, momento em que teria a avisado a gerência do estabelecimento comercial, que acionou a Polícia Militar, que restou por identificar o uruguaio Carlos Francisco Sauco como o suposto autor da subtração, tendo sido com ele apreendido o aparelho celular. Foi a partir daí que a confusão começou na orla.
Para a Justiça, os uruguaios armaram toda a confusão pelo fato de o estarem em um país estrangeiro, junto com um grande grupo de pessoas que vieram também acompanhar o clube (uma torcida de futebol), momento em que teriam visto a oportunidade de cometer ilícitos sem serem punidos, já que seriam de difícil identificação, ao mesmo tempo que se trata de circunstância facilitadora, visto que a possibilidade de defesa fica extremamente diminuída frente a uma multidão.