Um policial militar revelou em depoimento que comerciantes das localidades de Farol de São Thomé, Mussurepe, Baixa Grande, Saturrnino Braga e Santo Amaro vêm sofrendo extorsões por parte de traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) atuantes em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Os comerciantes_ farmácia, posto de gasolina, cerâmica, entre outros estabelecimentos_ estão sendo constrangidos a pagar um valor mensal conforme a natureza do estabelecimento.
Em dias específicos, os criminosos vão pessoalmente aos comércios auferir a vantagem econômica indevida. Eles cumprem ordens dos traficantes Peixe, Lourinho e Balbinot.todos com a liberdade cerceada, atualmente, e recolhidos em estabelecimentos prisionais;
Ocorreram dois homicídios na localidade de Farol de São Tomé, e que os comentários que correm na região, é que os respectivos assassinatos foram perpetrados, em tese, pelos extorsionários e o fator motivante foi o inadimplemento do pagamento.
Tais eventos mortes geraram grande temor na população e, naturalmente, desestimularam às vítimas a comparecer a delegacia para noticiar as infrações penais sofridas.
O contato entre autores e vítimas se dão através de telefone em tom ameaçador e enfatiza que e o pagamento é sempre realizado em mãos, onde os comparsas das lideranças do tráfico são designados para ir até os estabelecimentos comerciais para arrecadar os valores;
Os moradores locais realatam que após o homicidio de “Geléia” e Amaro Nilton em Farol de São Tomé no final do ano passado e inicio do ano corrente, a quantidadade de extorsões aumentou consideravelmente, e que os autores sempre mencionam que a recusa no pagamento porderá acarretar consequências como a morte das vítimas citadas.