Investigação revela que traficantes dos morros dos Prazeres, no Rio Comprido, do Fallet-Fogueteiro, no Catumbi, da Paula Ramos e do Turano, no Rio Comprido, todas dominados pelo Comando Vermelho e localizadas próximos do Centro do Rio, agem em conluio para roubo de veículos e auferem lucros com esse tipo de delito.
Nos Prazeres, que comanda são os traficantes Jiló (parte baixa) e Jogador ou Romarinho (parte alta). No Fallet, quem controla é Paulinhozinho.
Os traficantes Adidas do Turano e Marcinho da Paula Ramos fornecem armas e soldados para a execução dos crimes.
Os criminosos possuem armamento de alta potencialidade lesiva, como fuzis e pistolas e é comum haver confrontos armados, com policiais da UPP local.
Grande parte das comunidades são consideradas conflagradas, isto é, área vermelha, com risco iminente de confronto;
A Rua Barão de Petrópolis é utilizada como o primeiro local onde os veículos são deixados, antes de adentrar para o interior das comunidades;
Sabe-se que os veículos encaminhados para o interior da comunidade são “comprados” pelos receptadores primários, que atuam com aval da liderança criminosa e os carros seriam todos para “clonagem”, isto é, adulteração dos marcos identificadores para posterior venda.
Com a prisão de Cocão (sucessor de Tio Comel), o bandido conhecido como Boleba ficou como responsável pelas clonagens e destinação dos veículos roubados e conta com a ajuda de Mineiro para atravessar os carros para outros estados
Um dos operadores do roubo de carros nos Prazeres é o criminoso vulgo Marcelinho Mineiro, que é foragido de Minas Gerais mas chegou a ser preso no Rio em 2023.