O traficante Doca ou Urso, chefão do Comando Vermelho, mandou bandidos da Penha irem para a Favela da Fontela, em Vargem Pequena, onde uma turista paulista morreu baleada na noite de sábado após o motorista de aplicativo ter entrado por engano na comunidade.
Um bandido preso na favela em março revelou esse fato a policiais. Ele disse que era da Penha e foi para Fontela a mando de Doca.
Ele foi pego com uma pistola, duas bombas caseiras e saquinhos com cocaína (50g dedistribuídos em 32 sacos plásticos, sendo alguns deles com inscrições referentes ao Comando Vermelho).
Na região de Vargem Pequena, o CV ocupa o Camorim, Cascata, Fontela, Coroado e Posto 12, além do Conjunto César Maia
Segundo relatos, a presença do CV na região tem trazido assaltos, furtos e sequestros relâmpagos, onde os indivíduos se resguardam nas comunidades citadas.
Em abril, bandidos da comunidade atearam fogo em um ônibus na Avenida Benvindo de Novaes.
Eles ordenaram que todos saíssem do veículo e atearam fogo, não houve feridos.
A região chegou a ter no ano passado uma disputa com o Terceiro Comando Puro (TCP), que domina áreas no vizinho bairro de Vargem Grande.
Também em 2023, um suposto traficante do Comando Vermelho conhecido pelo vulgo de Meia Noite exalta o que seria uma união da facção com a maior milícia do Rio, comandada por Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho.
“Nós estamos em todos os lugares, Coroado, Fontela, dentro do Cesar Maia, CDD, Complexo, até no Antares com os amigos do Zinho”.
Na época, houve acordo entre a milícia de Santa Cruz e os traficantes do CV. Os milicianos cederam as comunidades do Coroado e Fontela, para os traficantes do CV em troca de ajuda em ocupar a Cesar Maia.