Após circular na imprensa essa semana história requentada sobre o envolvimento de policiais militares ligados a uma milícia que nem existe mais com o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, a reportagem revela detalhes da investigação.
O PM que era chefe deste extinto grupo paramilitar que agia no Quitungo e no Guaporé era Zaqueu.. Era o responsável por coordenar e ordenar os atos praticados na comunidade. O CV tomou essas áreas.
Abaixo dele, estava o PM vulgo Beiço, que atuava no comando efetivo da comunidade, sendo o segundo da escala hierárquica, cabendo a este
gerenciar e comandar os postos hierarquicamente inferiores.
O terceiro na hierarquia era o policial vulgo Goiaba, que comandava e gerenciava o funcionamento da comunidade.
Faziam parte também do bando um agente penitenciário chamado Ivo, um PM conhecido como Marcelo da Net e um ex-PM vulgo Mugão.
Também PM, Borges, fazia parte da milícia que agia na comunidade do Dourado. Era o segundo na hierarquia
Pelo acordo entre os traficantes e os milicianos, os primeiros ficariam responsáveis pelo controle da venda de drogas e os paramilitares explorariam as demais atividades, tais quais cobranças indevidas de taxas de comerciantes e moradores, serviços de internet e tv a cabo pirata, controle de água e gás, dentre outras. Tal união foi chamada de 5.3″, onde “5” é sinônimo de tranquilidade no vocabulário dos milicianos e “3” é a saudação do Terceiro Comando Puro,
O problema é que outra parte dos paramilitares não aceitou se juntar ao bonde do traficante Peixão, chefão do Complexo de Israel, alegando que que nunca tiveram problemas com o Complexo da Penha (CV) e por isso não haveria motivos para entrar em guerra com os traficantes.
Por conta dessa desavença ocorreu um “racha” na mílicia, o que culminou com a guerra entre milicianos do Quitungo e Dourado. Pelo lado do Quitungo estavam os paramilitares que apoiam os traficantes do tTCP, os quais estavam eliminando os rivais da Comunidade do Dourado/Tinta que não aceitaram essa união e por isso ficaram enfraquecidos.