Apontado como um dos pivôs da guerra ocorrida em Rio das Pedras neste fim de semana entre traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) e milicianos na comunidade do Rio das Pedras, em Jacarepaguá, o traficante conhecido como Guiça, está foragido desde que recebeu o benefício de visita periódica ao lar em 2020 e não retornou para a prisão.
Guiça tinha alta hierarquia no tráfico na Favela da Rocinha, em São Conrado, onde gerenciava a parte baixa da comunidade na época em que Nem ou Mestre estava preso mas ainda mandava no local.
Na Rocinha, Guiça fazia pagamento das drogas.
Participava também das extorsões a mototaxistas que eram constrangidos mediante ameaça e violência a pagarem quantia em dinheiro à facção ADA (Amigos dos Amigos) na época dominante na favela.
Na época, havia cerca de 1.050 mototaxistas e cada um pagava R$ 50,00 semanalmente aos traficantes.
Guiça, inclusive, teria participado do espancamento de um mototaxista que se recusou a pagar a taxa. Ao todo, sete bandidos deram uma surra na vítima munidos de pedaços de pau.
O mototaxista perdeu R$ 90 e ainda foi ameaçado de morte e de arrebentarem sua moto.
Guiça teria participado em 2009 da invasão ao Hotel Intercontinetal, em São Conrado, onde traficantes fortemente armados invadiram o estabelecimento para dar fuga a Nem.
Gerente da cocaína na Rua 2, Guiça apareceu diversas vezes em poder de arma de fogo nas imagens gravadas com câmera escondida pelos policias infiltrados.
Ele participava ainda de negociações para pagamentos de propina, entrega de armas e drogas para um agente infiltrado na favela.
Ele participava armado de reuniões do tráfico.
Na época, Guiça negou as acusações. Disse que trabalhava em uma distribuidora de cargas e que era responsável por descarregar produtos e colocá-los em lojas.
Residia na Rua Dionéia, na Rocinha, mas que não integrava o tráfico local. Negou conhecer os comparsas e acredita que foi incriminado por ter sido confundido com alguém.
Guiça junto a outros remanescentes do bando de Nem da Rocinha estavam refugiados há algum tempo em Rio das Pedras e nos últimos dias se associaram a chefões do Terceiro Comando Puro como TH, Bill e Coelho e invadiram a localidade do Sertão, culminando com essa guerra que ocorreu no último fim de semana.
Outros ex-integrantes do tráfico na Rocinha Timpa, Da Macaca, Beiça e Sapão estavam junto com ele nessa.