Um processo contra três milicianos presos no final de setembro cita o atual líder do maior grupo paramilitar do Rio, vulgo Naval.
Segundo relatos, até o dia 30 de setembro, os presos junto de Naval atuam na prática de homicídios e extorsões a moradores e comerciantes, principalmente na região da Campo Grande e adjacências, área sob domínio do grupo criminoso.
Os criminosos, junto a Naval, , mantinham sob sua guarda e ocultavam, de forma compartilhada, arma de fogo, acessórios e munições de uso restrito, quais sejam (i) da arma de fogo: 1 (uma) pistola Glock, de calibre 9mm, com numeração raspada; (ii) dos acessórios de arma de fogo: 04 (quatro) carregadores, de calibre (5,56 Nato (5.56 x 45 mm)), 01 (um) carregador, de calibre 9mm; (iii) das munições: 75 (setenta e cinco) munições, de calibre (5,56 Nato (5.56 x 45 mm)), e 17 (dezessete) munições. Tinham ainda cadernos com a contabilidade da milícia.
Além disso, com a participação de Naval, os bandidos usaram o veículo Nissan Kicks com placa de identificação que devessem saber estar adulterada, eis que no momento de sua apreensão ostentava a placa inidônea RUB7A16 3 . Além disso, o carro era produto de roubo.
Consta dos autos que após receberem denúncia, no dia 30 de setembro de 2024, por volta de 19h30min, equipes da DRACO, DRFA e DRE foram até o endereço situado à Rua Apuiares, nº 34, Inhoaíba, Campo Grande, Rio de Janeiro, para apurar informes que davam conta de que havia milicianos armados em festa que estava sendo realizada no endereço, durante todo o final de semana de semana.
Em arremate, foram arrecadados diversos aparelhos de telefone celular.
. De acordo com o Relatóro de Inteligência, a localidade de Campo grande e adjacências recebe influência da milícia liderada pelo nacional Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, atualmente preso, e na localidade dos fatos, favela do Barbante, a liderança é exercida por Naval”, que assumiu posição de destaque na malta após a morte de Pipito.
Tem-se que o local dos fatos é área de notória dominação miliciana, na Zona Oeste deste Município, sendo certo que o vasto aparato bélico e tático apreendido em posse dos denunciados evidencia atitude característica dos grupos paramilitares, que atuam de maneira ostensiva e com extrema violência nas regiões sob seu domínio