A Polícia Civil e o Ministério Público investigam uma quadrilha que realiza a venda de carros clonados e roubados.
De acordo com a apuração, os suspeitos anunciavam os carros na internet, principalmente na plataforma OLX.
As investigações apontam que o grupo já ultrapassou a obtenção de R$ 1 milhão com o golpe.
Os bandidos agem da mesma forma: primeiro, as pessoas realizavam a compra e compra e venda do carro, sem saberem que estavam tratando com os criminosos.
Na sequência, eram agendados encontros para ver os automóveis. Depois do acordo, eles seguiam para o cartório e os criminosos entregavam documentos do veículo, do proprietário, manuais e notas fiscais, todos falsificados.
As vítimas realizavam pagamentos em espécie, pelo pix, transferência bancária ou entregando outros veículos como parte do pagamento.
Em um dos casos, o comprador passou a receber cobranças do dispositivo Sem Parar – tag de passagem rápida para pedágio –, em locais nos quais não trafegava, além de diversas multas atribuídas ao carro, também em locais que não fazem parte do seu itinerário. Durante vistoria realizada no carro, ficou constatado que o veículo adquirido, um Toyota Corolla Cross, era, na verdade, um ‘clone’.
Hoje está sendo realizada uma operação contra a organização. São cumpridos mandados de busca e apreensão em São Gonçalo, Duque de Caxias, Vargem Grande e Petrópolis.