A polícia do Rio investiga uma quadrilha formada por mais de cinco pessoas especializada em cometimento de furtos e roubos à residência, além de extorsões a qual atua notadamente na Ilha do Governador e Zona Sul do Rio de Janeiro, e em outros Estados, sendo todos eles oriundos de São Paulo. Constam diversas ocorrências envolvendo criminosos naturais de São Paulo, dando conta da prática de furtos a residências na Ilha tais como 037-09137/2023 e 037-00529/2023, 037-00444/2024, 037-00642/2024, 037-09524/2023.
Uma das ações criminosas ocorreu em 4 de julho deste ano. Na ocasião, no Jardim Guanabara, bairro Ilha do Governador, Município do Rio de Janeiro.
Na ocasião, bandidos deram um tapa no rosto da vítima C.V.M.A, roubaram R$ 4.800.
Ao realizarem a abordagem do veículo, os policiais foram alvos de disparos de arma de fogo por parte de um dos suspeitos e revidaram.
Um bandido acabou preso e com ele foi arrecadada a quantia de R$600,00 em espécie e um aparelho celular da marca Xiaomi, modelo Hiperos.
A vítima C.V informou que foi jogar o lixo quando se deparou com um indivíduo abaixado atrás de uma planta, já no interior de seu imóvel e, em seguida, outros dois indivíduos pularam o muro para o interior de sua propriedade, sendo rendida pelos três homens e levada para a lavanderia de sua casa. Os criminosos, que utilizavam máscaras faciais descartáveis e luvas e se encontravam armados, deixaram a vítima trancada naquele cômodo enquanto vasculhavam a residência à procura de joias e outros bens de valor,
Segundo consta, os criminosos se revezavam entre si nas buscas pela casa e guarda da vítima. Em determinado momento, um dos criminosos ameaçou a vítima com um tapa no rosto e emprego de arma de fogo perguntando onde se encontrava o cofre e para que esta realizasse transferência bancária via Pix para a conta de seus algozes, o que somente não se concretizou porque foram ouvidos disparos de arma de fogo vindos da rua, momento em que todos se evadiram do local.
Após deixarem o interior da residência, a vítima se trancou no banheiro para aguardar socorro, momento em que viu um dos criminosos com uma arma cromada na mão, que passou a bater na porta do banheiro e a gritar “Vou te matar!”.