Quadrilha baseada na Bahia clonou WhatsApp possivelmente de Doca da Penha (CV) para aplicar golpes em outros traficantes

Uma quadrilha baseada em Porto Seguro, na Bahia, praticava estelionatos virtuais especialmente contra criminosos/traficantes de drogas e de armas.


O bando se apropriu de linhas telefônicas de traficantes de armas de fogo e drogas e, depois, integrantes da quadrilha, passando-se por esses, infiltraram-se em grupos de redes sociais de criminosos e continuaram a comercializar os produtos ilícitos, atuando, de fato, como intermediadores, sem que os reais compradores e vendedores soubessem disso, vez que acreditam estarem negociando diretamente com o vendedor/comprador.

Como na realidade eles não detinham as armas de fogo e as drogas, no mais das vezes, não as entregavam, recebendo apenas o pagamento inicial pelo enganado ou parte da mercadoria ilegal pelo vendedor igualmente ludibriado.


Depois de terem se apropriado da linha telefônica do traficante e se passando por ele, os criminosos a venda de drogas com um comprador e, utilizando-se de engenharia social, convenciam os vendedores a entregar parte da droga para verificação e os compradores a depositarem antecipadamente parte do pagamento, normalmente referente ao frete da mercadoria, logrando enganar e aplicar o golpe tanto nos compradores quanto nos vendedores dos materiais ilícitos.


Entre os alvos da organização criminosa estavam um traficante que usava o nome CPX Urso e um outro bandido do Rio, vulgo Gordão Palozo, os quais tiveram seus aplicativos de WhastApp clonados pelos denunciados.


Um dos membros da quadrillha alou com um ex- assaltante de banco, que atualmente se diz aplicador de golpes, informando-se sobre as lideranças do crime organizado no Rio de Janeiro, que provavelmente usaria para consecução da prática delituosa, de nome Urso, que age como frente do tráfico na Favela da Penha. Urso seria também o apelido de Doca, que é o chefão local.


O criminoso passou a utilizar a alcunha “Sempre Deus” o outro vulgo Complexo Urso que seriam nomes de grandes líderes criminosos, para conversar com outras pessoas, no intuito de mostrar credibilidade nas abordagens a possíveis vítimas dos golpes


Em um dos diálogos CPX Urso escreveu para Sempre Deus que estava acompanhando Gordão Palozo e enviou um print de uma imagem, onde o verdadeiro “Gordão” avisava que tinha uma pessoa se passando por ele, evidenciando que os denunciados conseguiram clonar o WhatsApp de “Gordão Palozo”.


E foi se passando por conhecidos traficantes e com uma vasta coleção de fotos e vídeos de drogas diversas, armas e armazéns de produção de grande quantidade de entorpecente, obtidas dos traficantes com quem mantiveram contato por meio de telefone, que os denunciados Nomee Nome, com o auxílio dos demais comparsas – cada um desempenhado seu papel – conseguiram enganar diversos criminosos e deles obter o depósito adiantado de quantias vultosas, geralmente recebidas a título de frete da droga por eles negociada por telefone e que nunca chegou ao comprador ludibriado.


Um deles encaminou vários aúdios com conteúdo de falas de suposto “traficante” , mencionando valores de drogas e modus operandi na entrega do produto, evidenciando que eles compartilhavam essas mensagens entre si para utilizarem-nas em outras conversas com os interlocutores em quem pretendiam aplicar os golpes, passando-se por traficantes


Apurou-se que, para além de enganar os criminosos, os denunciados, de fato, praticaram o tráfico de drogas, na medida em que, para obter o adiantamento de mais dinheiro dos seus interlocutores, eles realizaram, através de intermediação, a entrega de droga ao comprador, para que, com o recebimento de pequena parte do material entorpecente (por exemplo, 1 kg), o comprador passasse a confiar neles, conhecendo a qualidade da droga e fechando a negociação de muitos quilos do entorpecente, dos quais os denunciados receberiam o depósito adiantado referente, ao menos, ao frete de toda mercadoria ilícita.

Todas asonversas e tratativas de venda de drogas mostram que os denunciados, num curto espaço de tempo, aplicaram golpes em muitas pessoas, auferindo muito dinheiro ilicitamente. Mas nem sempre foram exitosos, por circunstâncias alheias às suas vontades, visto que algumas das vítimas descobriram o engodo antes de realizarem os depósitos do dinheiro.

(Nome), o que demonstra que os denunciados tiveram acesso às conversas de “Sempre” e “Pequeno”, provavelmente, através da clonagem do aplicativo WhatsApp de algum deles.

No dia 15/09/2023, às 16:26:02, Nome, se passando por traficante boliviano, iniciou uma negociação com um homem não identificado, passando-se por um traficante boliviano, porém, no dia 19/09/2023 às 20:17:02, o homem enviou um print alertando sobre um possível boliviano estar aplicando golpe “nos amigos” (ID (00)00000-0000, Página 12).

No dia 20/12/2023, por volta das 20h07min, NomeE Nomeconversaram sobre um possível golpe de venda de drogas que foi frustrado porque Nomese atrapalhou na negociação ao trocar de aparelho, o que fez a vítima desconfiar (Páginas 07/08 do ID (00)00000-0000).

Quando o golpe era exitoso, os criminosos conseguiram receber os depósitos, eles eram feitos geralmente nas contas bancárias que funcionavam como o núcleo de gerenciamento e controle financeiro do grupo criminoso, criando diversas chaves Pix em seus nomes para recebimento da vantagem indevida, a qual era imediatamente repassada por eles para as contas de Nomee Nomepouco depois de terem ingressado nas suas contas, sob as ordens dos chefes, dadas assim que recebiam a confirmação dos depósitos das quantias pelas vítimas ludibriadas.

Eles abriam contas bancárias em diferentes instituições, físicas e virtuais, para que os valores conseguidos nos golpes fossem depositados nessas contas e, posteriormente, transferidos para contas pessoais de Nomee Nome.

Em alguns casos, verificou-se que as contas foram abertas por esses denunciados em bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Nubank, C6, Stone e Mercado Pago, os quais sabiam como funcionavam o esquema, eis que conversavam diariamente com os investigados, mantendo-os informados sobre os valores e quando estes entravam nas respectivas contas, após o que realizavam as suas transferências, conforme determinação de Nomee Nomee indicação do banco a ser depositado, sendo a maioria das transações realizadas via PIX.

Praticamente todos os dias alguma quantia era depositada na conta desses três denunciados, que eram imediatamente instruídos pelo casal chefe da quadrilha a passarem os valores para as contas deles, recebendo cada um deles, uma porcentagem dos valores, como forma de pagamento por seus serviços, conforme mostrou alguns diálogos de WhatsApp.

Compartilhar:

Posts Relacionados:

GOLPE? Prints de conversas de aplicativo mostraram pessoa se dizendo o traficante Gardenal do CV tentando extorquir comerciante na Gardênia Azul. “É uma taxa de R$ 500 que todos vão pagar por mês”

GOLPE? Prints de conversas de aplicativo mostraram pessoa se dizendo o traficante Gardenal do CV tentando extorquir comerciante na Gardênia Azul. “É uma taxa de R$ 500 que todos vão pagar por mês”

Circula nas redes sociais prints de conversas de WhatsApp que mostram uma pessoa se identificando como o traficante Gardenal do Comando Vermelho intimidando uma comerciante a pagar uma taxa na

Temendo ser morto, miliciano deixou bairro em Caxias mas voltou e acabou executado

Temendo ser morto, miliciano deixou bairro em Caxias mas voltou e acabou executado

Um miliciano foi morto e outro foi baleado na noite de ontem, no Jardim Anhangá, Duque de Caxias O morto era conhecido como Vitinho, de 32 anos. O sobrevivente foi

Policial civil suspeito de matar assessor parlamentar em briga de trânsito na Barra se entregou

Policial civil suspeito de matar assessor parlamentar em briga de trânsito na Barra se entregou

O policial civil Raphael Ferreira Gedeão., suspeito de matar Marcelo dos Anjos, de 49 anos, assessor parlamentar da vereadora Vera Lins, se entregou à polícia nesta terça-feira (21). O crime

DRACO pegou dois milicianos em área que está em guerra em Santa Cruz. Tinham fuzis e drone

DRACO pegou dois milicianos em área que está em guerra em Santa Cruz. Tinham fuzis e drone

A DRACO prendeu dois milicianos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A dupla foi detida durante uma operação na localidade João XXIII, que vive uma guerra entre quadrilhas

Quatro bandidos feridos e dois fuzis apreendidos em Meriti

Quatro bandidos feridos e dois fuzis apreendidos em Meriti

Dois fuzis, uma pistola e dois rádios transmissores foram apreendidos por policiais militares do 21º BPM em São João de Meriti, na Rua Maria da Glória, no Parque Elisabeth. Durante

Dois foram mortos durante festa em Barra Mansa

Dois foram mortos durante festa em Barra Mansa

Dois homens foram assassinados a tiros na noite da segunda-feira (20) durante a festa Folia de Reis no bairro Nove de Abril, em Barra Mansa. Eles foram identificados como Gustavo

Passageira de aplicativo foi baleada em assalto na Av.Brasil e está em estado grave

Passageira de aplicativo foi baleada em assalto na Av.Brasil e está em estado grave

Uma mulher de 38 anos foi baleada na madrugada desta terça (21) durante uma tentativa de assalto na Avenida Brasil, no acesso à Linha Vermelha, no Caju, na Zona Norte

PMs que estariam envolvidos em roubos a bocas de fumo foram baleados. RELEMBRE

PMs que estariam envolvidos em roubos a bocas de fumo foram baleados. RELEMBRE

Os dois PMs supostamente envolvidos em uma quadrilha que roubava bocas de fumo em Itaboraí e São Gonçalo foram baleados no ano passado em circunstâncias que estão sendo apuradas. Davi

Jovem morador de Rio das Pedras (milícia) foi até a Gardênia Azul (CV) e sumiu

Jovem morador de Rio das Pedras (milícia) foi até a Gardênia Azul (CV) e sumiu

Um jovem chamado Vítor Lima, que mora em Rio das Pedras, em Jacarepaguá, área dominada pela milícia, foi até a Gardênia Azul, no mesmo bairro mas controlada pelo Comando Vermelho,

Barricadas com fogo na Cidade de Deus (CV) para atrapalhar a ação da PM. VIDEOS

Barricadas com fogo na Cidade de Deus (CV) para atrapalhar a ação da PM. VIDEOS

No início desta manhã, bandidos colocaram fogo em barricadas para bloquear a entrada de policiais militares na Cidade de Deus, na Zona Oeste. Segundo a PM, o objetivo da operação é

CV voltou a ir no Fubá (TCP), pegou um fuzil e teria matado um rival

CV voltou a ir no Fubá (TCP), pegou um fuzil e teria matado um rival

Mais um baque do Comando Vermelho no Morro do Fubá, em Cascadura, área do Terceiro Comando Puro. Segundo relatos, os invasores teriam pego um fuzil e matado um rival na

Maior milícia do RJ envolvida em várias guerras

Maior milícia do RJ envolvida em várias guerras

A maior milícia do Rio de Janeiro, comandada por Zinho e que tem Naval como líder na rua, vem enfrentando várias guerras desde dezembro. Depois dos ataques da ADA (Amigos

PMs não conseguiam entrar com viatura convencional em reduto de Peixão (TCP) em Nova Iguaçu só com o GAT

PMs não conseguiam entrar com viatura convencional em reduto de Peixão (TCP) em Nova Iguaçu só com o GAT

Um policial militar revelou á Justiça que viaturas policiais convencionais não conseguiam entrar na comunidade do Inferninho, que fica no bairro da Rosa dos Ventos, em Nova Iguaçu, reduto do

Leia como foram ao menos dois assaltos a bocas de fumo em São Gonçalo e Itaboraí pela quadrilha da qual fariam parte PMs

Leia como foram ao menos dois assaltos a bocas de fumo em São Gonçalo e Itaboraí pela quadrilha da qual fariam parte PMs

Leia agora o relato de dois dos roubos praticados por uma quadrilha que assaltava bocas de fumo em São Gonçalo e Itaboraí do qual pelo menos cinco PMs são suspeitos

Tiroteio pesado entre o CV e a milícia em Paciência. VIDEOS

Tiroteio pesado entre o CV e a milícia em Paciência. VIDEOS

Traficantes do Comando Vermelho e milicianos trocaram tiros no início da noite na comunidade do Gouveia, em Paciência.

Leia o que o empresário morto em discussão de trânsito na Barra falou antes de ser assassinado

Leia o que o empresário morto em discussão de trânsito na Barra falou antes de ser assassinado

Veja a descrição do homicídio dp empresário Marcelo dos Anjos Abitan da Silva , morto na madrugada de ontem por conta de uma discussão de trânsito na Barra da Tijuca.

Preso no Espírito Santo líder do CV em Angra conhecido como ‘senhor das guerras’

Preso no Espírito Santo líder do CV em Angra conhecido como ‘senhor das guerras’

A policia prendeu no Espirito Santo um dos líderes do Comando Vermelho em Angra dos Reis, Diego Guimarães Barbosa, vulgo Dikini . A prisão ocorreu na cidade litorânea de Guarapari.

SERÁ VERDADE? Boato que chefão do CV que ganhou indulto de Natal e não voltou para a cadeia teria morrido de infarto

SERÁ VERDADE? Boato que chefão do CV que ganhou indulto de Natal e não voltou para a cadeia teria morrido de infarto

Mais um boato circula nas redes sociais nesta segunda-feira. A história de agora é que o traficante Macarrão, um dos líderes do Comando Vermelhi, teria morrido após sofrer um infarto.

Bonde do CV que invadiu o Vilar Carioca seria o mesmo que tomou áreas da milícia em Nova Iguaçu. Voltou a ter tiros pela manhã

Bonde do CV que invadiu o Vilar Carioca seria o mesmo que tomou áreas da milícia em Nova Iguaçu. Voltou a ter tiros pela manhã

Desde ontem, os traficantes do Comando Vermelho estão tentando tomar o controle da comunidade do Vilar Carioca, em Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio, reduto da milícia. Houve tiroteio ontem

Suspeitos de serem do TCP  tiram fotos em frente do Caveirão da PM no Campinho

Suspeitos de serem do TCP tiram fotos em frente do Caveirão da PM no Campinho

Suspeitos de pertencerem ao Terceiro Comando Puro posaram para fotos em frente ao Caveirão da PMERJ no Morro do Campinho. Um deles ainda fez o sinal de três com as

Rolar para cima