Policiais civis da 16ª DP (Barra da Tijuca), prenderam no final da tarde desta segunda-feira (27), em sua residência localizada na Estrada de Jacarepaguá, no Itanhangá, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, o criminoso, foragido da Justiça, Pablo Henrique Santos, de 25 anos, e não ofereceu resistência no ato da prisão.
As investigações demonstraram que Pablo Henrique integrava o núcleo operacional da organização criminosa que explora atividade de milícia nas Comunidades do Rio das Pedras, Muzema e Tijuquinha, em Jacarepaguá e Itanhangá, sendo um dos responsáveis por realizar cobranças de taxas de comerciantes estabelecidos nessa região. A referida organização criminosa era liderada por Dalmir Pereira Barbosa e seu filho Taillon Alcântara Pereira Barbosa, ambos presos no último dia 31 de outubro pela Polícia Federal e agentes do GAECO do MPRJ.
No início do mês de outubro, num quiosque na Praia da Barra da Tijuca, três médicos foram mortos por traficantes que teriam confundido um dos médicos com o miliciano Taillon, o qual havia acabado de deixar o sistema prisional.
Contra Pablo Henrique, constava um Mandado de Prisão, expedido pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa/Tribunal de Justiça do Rio, Nº do Mandado de Prisão: 0128715-52.2023.8.19.0001.01.0012-25, pelo crime de Integrar Organização Criminosa (Artigo 288-A).