O preso Saulo Cristiano de Oliveira Dias, vulgo SL, que recebeu indulto de Natal e não retornou para a cadeia, tem condenação de 21 anos de prisão por um homicídio ocorrido em 2012.
A vítima foi Thiago dos Santos Souza, um jovem de 21 anos de idade, incorporado nas fileiras do Exército Brasileiro, que tinha uma vida lícita, e ainda desenvolvia a evangelização em comunidades mais necessitadas.
Não fosse a coragem dos familiares do jovem ofendido, por certo, seria mais um homicídio engrandecendo as estatísticas das mortes de autoria ignorada.
Junto com ele, foi condenado a 24 anos, o traficante Nando Bacalhau, que era o chefe do Complexo do Chapadão na época.
Saulo também é réu em outro processo por homicídio cometido em 2017. A ação foi instaurada em 2019. A Justiça rejeitou que ele fosse submetido a júri popular, o MPRJ recorreu da decisão mas não foi aceito.
Neste caso, a vítima foi Daniel Hora Mourão, que teve o corpo incendiado.
Segundo os autos, na condição de chefe do tráfico na Comunidade do Chapadinho (“dono do morro”), SL determinou a conduta do executor “Sapo” e dos demais matadores ainda não identificados, ordenando matar a vítima, além de prestar o auxílio necessário para a consumação do delito .
O crime foi perpetrado por motivo torpe, uma vez que serviu para cumprir a “lei do tráfico”, objetivando demonstrar o poder da facção criminosa Comando Vermelho – CV, que domina o comércio ilegal de drogas na Comunidade do Chapadinho, no bairro de Costa Barros, tendo em vista que a vítima e sua família eram antigos desafetos de Sapo, “, em razão de divergências sobre a atuação da facção criminosa dominante na localidade.
Daniel foi espancado, teve seus pés e mãos amarrados, bem como foi ateado fogo em seu corpo, carbonizando-o, o que lhe impôs intenso e desnecessário sofrimento físico.
O outro fugitivo, Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden, foi acusado de atirar em policiais militares da UPP Dona Marta, em Botafogo. Na ocasião, ele foi visualizado com uma mochila nas costas e portando um fuzil.
Policiais disseram na época que ele tinha vídeos em que aparecia se vangloriando de armamentos de uso militar,