A Polícia Federal faz operação hoje contra uma quadrilha que envia mensagens para vítimas de roubos de celulares, no intuito de obter informações confidenciais, como senhas e códigos, de maneira fraudulenta – prática conhecida como phishing.
As vítimas também eram coagidas e pressionadas pelos criminosos com ameaças de morte, além do envio de fotos de armas e informações de dados cadastrais que continham seus endereços.
Semana passada um bando que agia de forma semelhante foi alvo de operação da Polícia Civil.
As investigações começaram após roubo de um telefone celular funcional de servidor público federal, com emprego de arma de fogo. As apurações indicaram uma divisão da organização criminosa em núcleos, sendo que uma parte do grupo era responsável pela tentativa de desbloqueio dos aparelhos com envio de links maliciosos, e outra pelo envio de mensagens com extorsões e ameaças.
Na ação de hoje, policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que são cumpridos nas cidades de São Pedro da Aldeia/RJ, Nova Iguaçu/RJ e Rio de Janeiro – bairro de Irajá, na Zona Norte.
São apurados os crimes de roubo, receptação, extorsão, invasão de dispositivo informático e organização criminosa.
balanço final
Prisão: um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, em São Pedro da Aldeia/RJ.
Apreensões
RJ – Irajá: celulares e computador, na residência de um dos alvos;
Nova Iguaçu – imóvel comercial: celulares, computadores e documentos na empresa de um dos alvos;
São Pedro da Aldeia/RJ – em duas residências: na primeira delas, uma arma de fogo, que resultou na prisão em flagrante de um dos alvos da operação por posse ilegal de arma de fogo, um veículo, duas moto aquáticas (jetski), celulares, computadores e documentos. Na segunda, celulares e computador;
FONTE: Polícia Federal