A Polícia Civil explicou a ação que quase terminou com a prisão do traficante Thiago do Nascimento Mendes, o Belão, chefe do crime nos conjuntos Guaporé e do Quitungo, em Brás de Pina, durante a madrugada.
Os agentes descobriram que os líderes do tráfico local vêm se deslocando da Comunidade do Quitungo/ Guaporé para a Comunidade da Caixa Dagua, há algumas semanas a fim de obter abrigo contra investidas do TCP (Peixão).
Na última madrugada,, foram identificados quatro veículos utilizados pelas lideranças e seus seguranças para o deslocamento entre as comunidades. Nos carros estavam Belão e o comparsa vulgo Cantor., número dois na hierarquia do tráfico, com mais outros 14 criminosos, *todos estavam portando fuzis.*
Os policiais tentaram interceptar os veículos, houve intensa troca de tiros na rua Guaporé com Guaíba, os criminosos desembarcaram em fuga para dentro da Comunidade da Caixa d’ Água, Complexo da Penha, abandonando três fuzis, munições e carregadores.
Um dos bandidos Lucas Monteiro Varanda foi ferido no confronto e socorrido por moradores ao Hospital Getúlio Vargas.
O criminoso possuía em seu desfavor um mandado de prisão condenatória por associação para fins de tráfico e roubo.
O veículo, *FIAT/ Pulse, placa RIW4H09, roubado,* no qual, *Lucas Varanda* ocupava, foram encontrados três fuzis: *1) AK 47* *2) Fal 762* *3) Colt 556*