Depois de quase quatro anos, a Justiça decretou a prisão preventiva do traficante vulgo Escobar, que é líder do Comando Vermelho no bairro Sinagoga, em Unamar, distrito de Cabo Frio.
O motivo do mandado é um ataque do bandido a policiais militares na Rodovia Amaral Peixoto que foi feito próximo de um condomínio residencial e que atingiu um ônibus da Viação 1001 que passava pelo local. Ninguém ficou ferido. O fato foi em 2020.
Escobar já era conhecido pela guarnição como líder da facção “comando vermelho” na área de Unamar com extensão em Rio das Ostras, comunidade do Ãncora;
É apontado como indivíduo de altíssima periculosidade já tendo trocado tiros com outras equipes, visto em várias imagens portando arma de fogo.
Escobar ostenta anotações pela prática de outros crimes nas consultas ao Portal de Segurança do Estado do Rio de Janeiro;. É investigado pela prática do delito de roubo no IP nº 126-04567/2020 e pela prática dos delitos de subtração de incapaz, de associação criminosa e de tortura no IP nº 033-09762/2022, que resultou o processo além de responder por tráfico e associação para o tráfico majorado pelo emprego de arma de fogo em três outros processos de 2022 e 2023.
O bandido é considerado o gerente operacional da atividade criminosa na localidade da Sinagoga.