Policiais militares que atuam nos serviços reservados dos batalhões (P2) e que também fazem ações em comunidades, participando de tiroteios não usam câmeras corporais. Vale lembrar, eles não usam farda.
Recentemente, agentes da P2 do 39º BPM foram até a região da Caixa D´Água, em Belford Roxo, após receberem informações de que os traficantes estariam cortando o fornecimento de água do moradores, para posteriormente cobrarem uma taxa.
Os policiais viram um grupo de aproximadamente 5 indivíduos, com armas de fogo em punhos, começaram a atirar em direção a viatura; Eles desembarcaram da viatura, para repelir a injusta agressão, onde o um cabo teve de efetuar vários disparos com o Fuzil, parafal, calibre 7.62 mm (nº AJA04023) do Batalhão, só assim que os elementos recuaram e fugiram do local.
Outro policial estava com o fuzil parafal, 7.62mm nº 197541, mas não efetuou nenhum disparo, porque estava dirigindo a viatura;
Começaram a procura dos indivíduos, quando na Estrada co Capoeirão, na boca do escadão, encontrou um bandido escondido no mato, em seu poder estava 1 rádio pendurado na cintura, ligado e na freqüência do tráfico, no bolso da calça tinha 1 carregador com 12 munições, calibre 9 mm e 1 telefone celular;.
Ele disse que exerce a função de atividade no tráfico, trabalha para o dono da boca de fumo de vulgo Pumba do Comando Vermelho; Que Popeye, lider do tráfico da Caixa D`agua, deixou a responsabilidade das bocas de fumo do Morro do Sapo, Morro da Avião e Morro do Espigão para Pumba.
O policial esclareceu que no momento da troca de tiros, não encontrou ninguém ferido no local e deu para ver que o acusado, era um dos integrantes do grupo de indivíduos, que atirou contra o declarante foi seu companheiro de quartel.
Disse que não teve como preservar o local, pois a comunidade é área conflagrada e não estava usando câmeras, pois o serviço reservado da P2, não faz o uso.
A lei que obrigava o uniforme dos policiais militares terem câmera corporal foi sancionada em 2021 pelo governador Cláudio Castro, No RJ, seriam mais de 15 mil equipamentos.