MARIO HUGO MONKEN
Em meados de 2019, começaram a ocorrer diversos homicídios e tentativas de homicídio em razão da disputa entre as facções criminosas Amigos dos Amigos (ADA) e Terceiro Comando Puro (TCP) na cidade de São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense.
O líder da ADA no local, conhecido como Buldogue, convocou bandidos de Campos dos Goytacazes para reforçar a quadrilha na cidade.
Os criminosos da ADA passaram a fazer ameaças contra quem não aderisse a facção afim a fim de que os alvos, por medo de represálias, se associassem-se ao seu grupo e monopolizassem o comércio de drogas local.
Circulou no Facebook um perfil denominado “Tropa de Gargaú” onde havia uma imagem em tom de ameaça anunciando que em breve a ADA iria estar em Gargaú, visto que os traficantes da localidade em sua maioria se diziam da facção TCP.
J.G.S, por ser da facção TCP foi capturado e levado para as entranhas da Rua do Dil onde foi espancado por vários indivíduos que fizeram contato por telefone com o Buldogue que deu a ordem para matá-lo, só não tendo sido morto porque a arma que usaram falhou e ele conseguiu escapar.
Até 2019, o TCP predominava mas operações policiais enfraqueceram o grupo e a ADA passou a atuar no município. A única região não tomada por completo pela ADA foi a de Gargaú.
Policiais tiveram conhecimento de vários vídeos em que Buldogue ameaçava incursões contra a facção rival TCP.
O TCP reagiu e também efetuou algumas mortes.
Em 2021, oito traficantes envolvidos nos embates foram condenados pela Justiça.