A operação policial que terminou com 14 presos hoje teve início após dados de inteligência indicarem movimentação de criminosos de uma mesma facção, o Comando Vermelho, com o objetivo de uma nova invasão no Complexo da Pedreira, localizada no bairro de Costa Barros, zona norte do Rio de Janeiro, em busca de expansão territorial. As investidas vêm ocorrendo desde a madrugada da última quinta-feira (15/2).
Desde as primeiras horas da manhã deste sábado (14/2), em uma ação conjunta, policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do 9ºBPM (Rocha Miranda) realizam ações em diversos pontos estratégicos nas Comunidades do Jorge Turco, Mundial e Proença, na zona norte da Capital.
Durante as ações, policiais militares do 9ºBPM avistaram diversos criminosos obstruindo a Rua Ururaí. Momento em que os indivíduos arremessaram uma granada contra a equipe. Felizmente o artefato não explodiu e o Esquadrão Antibombas foi acionado. Após cerco, os policiais detiveram dois criminosos. Uma motocicleta roubada, uma granada e três celulares foram apreendidos.
Posteriormente, policiais da unidade localizaram outros seis criminosos, entre eles o indivíduo conhecido como LC. Ele seria um importante criminoso da Comunidade da Guaxindiba. Uma pistola, drogas, uma granada e um fuzil, que foi abandonado pelos integrantes da facção criminosa foram apreendidos.
Durante a atuação, policiais do BOPE também prenderam mais seis criminosos que estavam escondidos em um imóvel. Com eles também foram apreendidos drogas, uma pistola, carregador e munições. Um dos homens estava ferido e foi socorrido ao Hospital Carlos Chagas.
As ocorrências estão em andamento na 40ªDP.