Iniciada de madrugada, a operação policial no Complexo da Maré continuou no decorrer da manhã.
Segundo um balanço extra-oficial divulgado pela página Maré Não Vive do Facebook, a ação resultou em três mortos, dois baleados e um cavalo atingido por tiros.
Um morador foi atingido de raspão na cabeça.
Fotos de criminosos que teriam morrido na ação foram divulgadas nas redes sociais.
A página denunciou que casas, carros e bens de moradores foram violados e destruídos.
A operação ocorre nas comunidades do Timbau, Conjunto Esperança, Salsa e Merngue, Fogo Cruzado, Vila do Pinheiro, Baixa do Sapateiro e Vila do João, todas elas dominadas pelo Terceiro Comando Puro.
Em nota oficial, a Polícia Militar realiza uma operação no Complexo de Comunidades da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, com base em dados de inteligência.
A ação envolve equipes do Comando de Operações Especiais (COE) e do 22º BPM (Maré), que estão instalando redutores de velocidade, por meio de blocos de concreto, na Vila do João, para dificultar a fuga de criminosos com cargas roubadas para o interior da comunidade. A medida reforça a estratégia de combate ao roubo de cargas na região.
De acordo com o comando do 22º BPM, desde a instalação dos primeiros redutores na Comunidade Nova Holanda, em setembro de 2024, os índices de roubo de carga na localidade tiveram uma redução de 100%. As barreiras estão sendo posicionadas de forma a garantir o direito de ir e vir da população.
Durante a operação, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram atacados por criminosos nas proximidades da Vila do Pinheiro. No confronto, um indivíduo foi ferido e socorrido para uma unidade de saúde na Ilha do Governador. Com ele, foram apreendidos um fuzil, um rádio comunicador, munições e drogas. O suspeito ferido é conhecido como “Trator” e estava envolvido na morte dos policiais militares Sargento Rafael Wolfgramm Dias e do Sargento Jorge Henrique Galdino Cruz do BOPE, ocorrida em junho de 2024.
Ainda no decorrer da ação, as equipes recuperaram dois caminhões e um furgão roubados na Vila do João, além de apreenderem grande quantidade de entorpecentes.
Posteriormente, os policiais foram informados de que um homem com ferimentos provocados por arma de fogo na perna deu entrada no Hospital de Bonsucesso.
Equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) intensificam o policiamento nas principais vias da região.
O Batalhão de Ações com Cães, BAC, apreenderam 100 kg de maconha, nesta quinta-feira (13/03), durante ação na comunidade Vila do João.
FONTE: Página Maré Não Vive (Facebook) e PMERJ
1 cavalo balead