Oito traficantes ligados a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) são.suspeitos de estarem envolvidos em um esquema de golpe em anúncios de vendas de carros usados no Rio de Janeiro, que já fez pelo menos duzentas vítimas em dois anos. ,
Os criminosos criam falsos anúncios de veículos, sequestram as vítimas e ainda exigem o resgate aos parentes.
Os traficantes fazem anúncios falsos na internet e, quando a vítima entra em contato pelo WhatsApp, combinam um local para que ela possa ver o carro com o suposto vendedor.
Lá, eles sequestram as vítimas, que são forçadas a fazer transferências bancárias. Os criminosos ainda entram em contato com familiares pedindo o resgate, com ameaças de morte.
De acordo com a 54ª DP, o esquema seria uma forma de incrementar os lucros com o roubo de veículos.
São eles:
1 – João Pedro Corrêa Gomes, de 26 anos. Ele possui em ficha criminal 40 anotações e dois mandados de prisão, pendentes de cumprimento, pelos crimes Extorsão Mediante Sequestro e Organização Criminosa.
2- Manoel Araguyra Oliveira dos Santos, de 28 anos. Ele possui 35 anotações criminais e um mandado de prisão pelo crime de Extorsão Mediante Sequestro.
3 – Carlos Adriano Detrine Pereira, vulgo “Nem”, de 41 anos, com 07 anotações criminais e um mandado de prisão pelo crime de Organização Criminosa.
4 – Filipe Farias Martins Açucena, vulgo “Carneirinho”, de 24 anos, com 33 anotações criminais e um mandado de prisão pelo crime de Extorsão Mediante Sequestro.
5 – Rodrigo Coelho Dias , vulgo “Moeda ou Dezenove”, de 33 anos, com 07 anotações e um mandado de prisão, expedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), com revogação de benefício, por ter se evadido do sistema carcerário desde dezembro de 2019. Ele é considerado uma das principais lideranças da organização criminosa.
6 – Matheus Alexandre Rocha de Souza, vulgo “MT”, de 21 anos, possuindo 81 anotações criminais e cinco mandados de prisão, pendentes de cumprimento.
7 – José Roberto Juvenal Caroba da Silva, de 26 anos, com 05 anotações e um mandado de prisão.
8 – Ryan Santos de Araújo, de 19 anos, com 05 anotações e um mandado de prisão, pelo crime de Roubo Majorado.