Em Japeri, traficantes do Comando Vermelho estavam saindo da facção, porque eram obrigados a sustentar uma guerra contra a vontade deles, por ordem das lideranças da organização.
Em razão do descontentamento de alguns dos integrantes da facção, eles acabaram confirmando suas participações e identificando seus antigos “comparsas.
Um deles era Ciro, “frente” da principal comunidade do CV na cidade, e que ficou responsável por organizar os ataques ao Terceiro Comando Puro (TCP) a fim de retomar os territórios e algumas comunidades.
O alvo principal do CV era retomar a comunidade do Guandu, que era dominada pelo TCP o que, aliás, deu início a uma guerra entre as facções.
Os bandidos foram qualificados com base nos vídeos e fotografias constantes nas redes sociais, nos quais ostentavam fuzis e outras armas de fogo. Inúmeros vídeos foram divulgados pelos próprios integrantes da facção criminosa, com a intenção de intimar os integrantes da do grupo rival. Usavam armamentos do Complexo da Penha.
Eles chegaram a invadir uma residência que ficava em um ponto estratégico para eles e fizeram uma família refém. O dono da casa foi até a delegacia prestar depoimento e depois desapareceu.
Vários criminosos foram condenados em janeiro mas absolvidos em 2ª instância este mês.