Solto desde 2008, o traficante Leandro Nunes Botelho, o Scooby, dominava o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, desde a época que a facção Amigos dos Amigos (ADA) estava na favela.. Em 2017, mudou a bandeira para o Terceiro Comando Puro (TCP).
O ápice da guerra com o Comando Vermelho foi em 2009 quando um helicóptero da PMERJ foi abatido e deixou três policiais mortos.
Nos últimos anos, Scooby não ficava nos Macacos. Ele vivia entre os complexos da Maré ou no São Carlos. Na época que a favela era ADA, Scooby costumava ficar na Rocinha e passou um tempo também no Morro do Dezoito, em Água Santa,
Seu império começou a ruir depois que alguns de seus subordinados, entre eles Titauro, um dos líderes da guerra, insatisfeitos com os pagamentos que recebiam mudaram de facção indo npara o Comando Vermrelho levando armas e munições.
. A promessa feita ao grupo é que, caso tomem o Morro dos Macacos, eles receberiam como recompensa a gerência do tráfico local.
Segundo investigações, no morro, sob sua gestão, havia exploração de serviços como”gatonet”, gás, água, e cobrança de taxas de venda e alugueis de imóveis e estacionamento.
Scooby era o responsável pela gestão da mercancia de drogas ilícitas, com a participação plena nos lucros, aquisição de armamentos de grosso calibre, determinações para ataques à Policiais Militares e invasões de comunidades rivais, homicídios, torturas, roubos e demais crimesalimentando verdadeira guerra urbana contra as Forças de Segurança Pública do Estado.
O bandido não se comunicava ao telefone, no entanto foi mencionado diversas vezes nas escutas pela própria alcunha de “Scooby”, bem como pelas alcunhas de “Mano” e “Pretinho”.
O Morro dos Macacos chegou a ter aproximadamente 50 traficantes. Alguns reclamavam da postura de Scooby nos confrontos armados com a polícia, pois ele apenas ordenava os confrontos, mas deles não participava.
Scooby estimulava ao confronto armado com os agentes de segurança, impedindo que carros e outros objetos fossem recuperados pela polícia dentro da comunidade
O bandido era scusado também de ser muito truculento com os moradores.
Scooby foi mentor da ação que liderou o grupo de dez homens armados que tentou resgatar os traficantes Alexandre de Melo, o Piolho, e Vanderlan Ramos da Silva, o Chocolate, em novembro de 2013.
O tráfico de drogas do Morro dos Macacos se notabilizou por roubar veículos, fazer bondes de traficantes, e roubar estabelecimentos comerciais na região
Scooby tem ao todo cinco processos contra ele por homicídios
Uma das vítimas da quadrilha de Scooby foi o PM Jason da Costa Pinheiro. Ele participava, juntamente com outros policiais, de operação com vistas à repressão ao tráfico de drogas no Morro dos Macacos,
Conforme relato de policiais, a guarnição composta pela vítima e outros quatro policiais foi recebida a tiros ao alcançarem a parte alta da comunidade, próxima à base da UPP localizada na área conhecida como Pau da Bandeira, tendo sido atingido fatalmente o Policial Militar Jason. Saliente-se, ainda, que, segundo apurado, os policiais permaneceram abrigados na base da UPP, tendo sido necessário o apoio de veículo blindado para o socorro da vítima, sendo que o confronto ainda teria perdurado naquela manhã, com o ataque à base da UPP pelos traficantes envolvidos.