O líder do Comando Vermelho no Norte e Nordeste do país conhecido como Lampião foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão pela sua participação na guerra pelo controle do Complexo da Alma, em São Gonçalo, entre 2020 e 2021.
A invasão, amplamente divulgada pela imprensa e redes sociais, à época, teria sido capitaneada por traficantes do Comando Vermelho, ligados às Comunidades do Anaia, Jóquei e Dita, bem como por traficantes oriundos do Estado do Ceará, que estariam no Estado do Rio de Janeiro estreitando relações com traficantes da mesma facção.
Além do auxílio presencial, o grupo cearense atuou no fornecimento de armamento (fuzis, pistolas e munições) para comparsas do Rio de Janeiro.
Lampião, inclusive, estava no Rio para estreitar relações com traficantes da mesma facção, que atuavam em território carioca, além de fornecer armamento para a realização dos ataques as comunidades.
Testemunhas relataram que havia pessoas do Norte com sotaque na localidade e falavam sempre do “Bonde do Lampião”; que há vídeos na internet desse grupo cortando cabeça e braço de pessoas na prática de tortura.