Leia com detalhes como age a quadrilha de ladrões de veículos e cargas baseada nas favelas Nova Holanda e Parque União, na Maré, todas do CV

Investigações comprovam que o Parque União e Nova Holanda, no interior do Complexo da Maré, dominadas pela facção “CV – Comando Vermelho”, funcionam como um grande centro de recebimento de veículos roubados/furtados. 


O Complexo da Maré é o local de onde os bandidos saem para cometer os crimes, bem como o local para onde os veículos subtraídos são levados e, eventualmente, recuperados. 


As lideranças destas comunidades, além de exercer as atividades tipicamente ligadas ao tráfico de drogas, também passaram a explorar outras formas de lucro, mormente o roubo de veículos e cargas, como forma de seu financiamento e sustento. 


Os chefões que atuam na região determinam aos sujeitos que se encontram em posições mais baixas da hierarquia que estes vão para a rua e roubem determinado número de veículos ou cargas. 


Após os roubos, os indivíduos retornam para a comunidade, local onde, com calma, podem usufruir dos bens roubados, seja lucrando diretamente com a venda da carga ou o desmanche de veículos, seja com a cobrança de “resgate” das seguradoras, etc.


Os anos de 2022 e 2023 apresentaram números exorbitantes de roubos de cargas, roubos de veículos e roubos a transeuntes relacionados com a facção criminosa que exerce o comando territorial da comunidade do Complexo da Maré. 


As investigações demonstraram que os roubos, quando não acontecem na área, acontecem em áreas próximas com o objetivo de que as cargas, carros e demais produtos roubados sejam levados para o interior do Complexo


OS PRINCIPAIS AUTORES SÃO


A) Jorge Luiz Moura Barbosa, o Alvarenga – Apontado como criminoso de altissima periculosidade, considerado como o dono do Parque União. Possui 40 anotações criminais e 8 mandados de prisão, sendo o autor ou suspeitos de diversos crimes, entre eles: homicídios, associação criminosa, roubos, tráfico de drogas e associação para o tráfico. 


B) Rodrigo da SIlva Caetano, o Motoboy – Criminoso de altíssima periculosidade, apontado atualmente como um dos donos da Nova Holanda, do Complexo da Maré. Possui 94 anotações criminais, entre homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e roubos, além de possuir 12 mandados de prisão pendentes. 


C) Luiz Carlos Gonçalves de Souza, o LC – Criminoso de altíssima periculosidade, apontado atualmente como um dos donos da Nova Holanda, do Complexo da Maré, juntamente com Motoboy. Possui 57 anotações criminais, entre homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e roubos de cargas. 

D) Felipe Ferreira dos Santos, o Jackcargas – Criminoso de altíssima periculosidade, apontado atualmente como um dos responsáveis dos roubos de cargas e veículos. Possui 31 anotações criminais, entre homicídios, tráfico de drogas, associação criminosa, roubo de veículo e roubos de cargas, além de possuir 1 mandado de prisão pendente. 

E) João Pereira de Araújo Júnior , vulgos Russo ou Russão – Criminoso de altíssima periculosidade, apontado atualmente como um dos responsaveis pelos roubos de cargas e veículos, juntamente com JackCargas. Possui 24 anotações criminais, entre vários homicídios, roubos de cargas e veículos, homicídio, associação criminosa e organização criminosa. Possui 2 mandados de prisão pendentes.  

F) Alex dos Snatos Souza Borges, o Pit – Criminoso apontado como um dos roubadores da comunidade e do bonde do JackCargas. Possui 2 anotações criminais sendo de roubo e receptação, além de possuir 2 mandados de prisão pendentes. 

G) Eduardo Fernandes de Oliveira, o 2D – Criminoso apontado como um dos roubadores da Comunidade da Nova Holanda e do bonde do JackCargas. Possui 35 anotações criminais sendo de roubo e receptação, além de possuir 1 mandado de prisão pendente. 

H) Rodrigo Correia Martins Resende, o Loirinho – Criminoso apontado como um dos maiores roubadores da Comunidade da Nova Holanda e do bonde do JackCargas. Possui 26 anotações criminais sendo entre homicídios, tráfico de drogas, associação criminosa, receptação, posse ou porte de arma de fogo, roubo de veículo e roubos de cargas, além de possuir 12 mandado de prisão pendente. 

I) Luiz Felipe Medeiros Lage, o Filipinho – Criminoso apontado como um dos maiores roubadores da Comunidade da Nova Holanda e do bonde do JackCargas. Possui 23 anotações criminais sendo entre homicídios, associação criminosa, receptação, roubo de veículo e roubos de cargas, além de possuir 1 mandado de prisão pendente. 


Um ladrão de carga relatou que usava  um “Jammer” (grande inibidor de sinal GPS). Disse que, em janeiro, foi chamado por roubadores de cargas e veículos  da Comunidade do Parque União e  Nova Holanda, para roubar uma carga de óleo.

Segundo ele, tudo o que acontece na comunidade da Nova Holanda e Parque União passa pelo aval desses dois elementos (Alvarenga e Motoboy); Que todo o armamento utilizado no tráfico de drogas e roubos são fornecidos por esses dois donos; 

Que no interior dessas comunidades existem revólveres, pistolas, fuzis e granadas; 

Disse que os elementos que compõem o principal grupo de roubadores dessas comunidades é liderado por Jackcargas, tendo como integrantes Dentinho, Horeste, Bel, Cocada, Loirinho, Rato, Russo e 2D.

Que todos esses roubadores são ladrões antigos na comunidade, com várias passagens; Que eles faziam parte do bonde do LeoGTA, que se encontra preso atualmente; Que Loirinho é o responsável pela clonagem de todo os veículos das comunidades; Que Russo possui uma pizzaria na comunidade; 

 Que esse grupo de roubadores, quando vão para a rua roubar cargas e veículos,  sempre utilizam carros blindados, fuzis, pistolas, roupas táticas, coletes e toucas ninjas; Que são utilizados vários veículos para os roubos, dentre eles  SW4, sendo dois blindadas e uma normal, Jeep Compass cinza, Toyota corola, um Toyota Corola Tcross, fiat argo para bater pista, HB20 branco; 

Disse que um dos SW4 preto foi utilizado no  roubo de dois veículos que estavam em um caminhão cegonha, próximo da comunidade em Bonsucesso; Que o declarante afirma que toda a carga e  veículos roubados são colocados dentro do galpão desativado de uma empresa de ônibus, onde são desmanchados.

Nas comunidades também são aceitos carros roubados em outras localidades e por outros roubadores de fora da comunidades, onde são pagos em dinheiro, geralmente em até 10% do valor do carro ou por troca de drogas; Que os roubos de cargas que foram realizados com vários elementos em motocicletas, foram feitas também pelos roubadores da Nova Holanda; 

Os elementos que utilizam as motocicletas são os elementos de vulgo Levado, Branquinho e Chininha.

Que nesses roubos, os caminhões eram largados na rua que vai para a Ilha do Governador;  que outros grupos não podem atuar na comunidade, pois não tem autorização das lideranças do tráfico local; Que a liderança do tráfico recebe uma parte, em dinheiro, de todas as cargas roubadas.

Um dos ladrões disse ganhar cerca de R$1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) por cada participação em roubo realizado, das próprias mãos do  líder de roubadores.

Os chefões não participam efetivamente nos roubos, eles recebem cerca de 50% (cinqüenta por cento) do valor da carga roubada em espécie; Que 10% (dez por cento) são destinados à “caixinha” a facção criminosa Comando Vermelho; Os armamentos são fornecidos por eles

Pit é quem possui o contato telefônico com funcionários, de dentro da empresa de óleo, para “darem” as cargas; Que esses funcionários, através de contatos telefônicos, passam o dia, hora, valor da carga, local de passagem e para onde vão as cargas a serem roubadas;

Quem coordena toda a movimentação de cargas no interior do antigo galpão da empresa de ônibus é uma mulher cujo apelido é India, sendo que esta mulher recebe ordens diretamente de LC.

Que nas comunidades também são aceitos carros roubados em outras localidades e por outros roubadores de fora da comunidades onde são pagos em dinheiro, geralmente em até 10% do valor do carro ou por troca de drogas

Há uma outra mulher que é a grande receptadora das cargas roubadas pelos roubadores das Comunidades Nova Holanda e Parque União; Que esta mulher é conhecida como Eva (branca, medindo cerca de 1,65m, com uma tatuagem de flor no braço, aparentado cerca de 28/30 anos de idade, cabelos cacheados de cor preta).

Quanto as clonagens dos veículos, há informação de que a clonagem de veículos, viriam pessoas especializadas, lá da comunidade da Vila Kennedy, em Bangu, para realizar a adulteração dos carros

Levantando as operações recentes, realizadas tanto pela polícia militar como pela polícia civil, temos os seguinte dados: Em 15/05/2023 foram localizados e recuperados 35 veículos; no dia 05/07/2023 foram localizados e recuperados 28 veículos e no dia 11/10/2023 foram localizados e recuperados 43 veículos, todos na Comunidade da Maré, totalizando, somente nesses dias, 106 veículos. Em outros dias também foram recuperados vários outros veículos, mas em quantidades menores. Todos os veículos recuperados são produtos de crimes, como consta na informação de investigação, nos mais variados bairros do munícipio do Rio de Janeiro, tais como Campo Grande, Madureira, Ilha do Governador, Rio Comprido, Pilares, Vargem Pequena, Grumari, Deodoro, Gávea, Lagoa, Marechal Hermes, Barra da Tijuca, Recreio, Irajá, Leme, assim como em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, como Niterói, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Cabo Frio, São Gonçalo, Maricá, Volta Redonda, Duque de Caxias. Isso demonstra que todos esses roubos não são fruto de vontades individuais, reunidos no mesmo local pelo acaso, mas sim o resultado de ações coordenas pelas lideranças locais do tráfico. 

FONTE: Relatório da Polícia Civil disponível no site Jusbrasil

Compartilhar:

Posts Relacionados:

Polícia investiga se traficantes de Araruama mataram homem por ele estar supostamente envolvido com a milícia de Iguaba

Polícia investiga se traficantes de Araruama mataram homem por ele estar supostamente envolvido com a milícia de Iguaba

Segundo autos divulgados no Tribunal de Justiça, a polícia está investigando se traficantes da localidade da Torre, em Araruama, foram os responsáveis pela morte de Bruno Ricardo Teixeira Pereira, cujo

Mãe e filho foram baleados no Chapadão (CV)

Mãe e filho foram baleados no Chapadão (CV)

Segundo o comando do 41º BPM (Irajá), policiais militares foram informados que duas pessoas deram entrada na UPA de Costa Barros feridas por disparos de arma de fogo, na madrugada desta segunda-feira (07/04). De acordo

Exército se pronuncia sobre assassinatos de dois militares na Baixada

Exército se pronuncia sobre assassinatos de dois militares na Baixada

A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) lamenta informar o falecimento de dois militares do 25° B Log (Es), em decorrência de um ato violento, no

Mulher foi morta pelo ex-companheiro na Maré

Mulher foi morta pelo ex-companheiro na Maré

Uma mulher chamada Mônica foi morta a tiros pelo ex-companheiro neste domingo (6), na comunidade da Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. O homem tinha ido

Homem entrou em luta corporal com ladrão e foi baleado ao lado do Píer Mauá

Homem entrou em luta corporal com ladrão e foi baleado ao lado do Píer Mauá

De acordo com o comando do 5° BPM (Praça da Harmonia), um suspeito iniciou uma tentativa de roubo na altura do Armazém 4, no Pier Mauá, no Centro da Cidade

PM é suspeito de matar feirante na Penha por achar que ele havia lhe assaltado momentos antes

PM é suspeito de matar feirante na Penha por achar que ele havia lhe assaltado momentos antes

Um feirante foi morto por um policial militar de folga na manhã deste domingo na Praça Panamericana, na Penha, na Zona Norte do Rio. Segundo relatos, a vítima Pedro Henrique

Ataque do CV a área do TCP em Barros Filho deixou dois mortos

Ataque do CV a área do TCP em Barros Filho deixou dois mortos

Segundo informações que circulam nas redes sociais neste domingo , traficantes do Gogó de Guadalupe (CV) deram um baque favela do Bairro 13 (TCP), em Barros Filho, e mataram 2

Motorista de aplicativo morreu baleado ao reagir a assalto no Rio Comprido

Motorista de aplicativo morreu baleado ao reagir a assalto no Rio Comprido

O motorista de aplicativo Patrick Scialom França, foi morto ao eagir a um assalto no Rio Comprido, na madrugada de hoje. A vítima ainda chegou a trocar socos com um

Dois militares do Exército foram assassinados em Nova Iguaçu

Dois militares do Exército foram assassinados em Nova Iguaçu

Dois militares do 25º Batalhão Logístico do Exército foram mortos em Nova Iguaçu na última sexta-feira (4). Uma das vítimas foi o sargento Matheus da Silva Souza que morreu no

Guerra do tráfico se instalou em Paraíba do Sul com mortes e bandidos sendo expulsos. Criminoso solto no fim do ano provocou tudo

Guerra do tráfico se instalou em Paraíba do Sul com mortes e bandidos sendo expulsos. Criminoso solto no fim do ano provocou tudo

Uma guerra entre traficantes se instalou em Paraíba do Sul, no interior fluminense. Um violento episódio ocorrido no bairro Eldorado, no dia 23 de março. Na ocasião, dois homens armados

Boca de fumo tinha até letreiro luminoso no Rio anunciando preços das drogas

Boca de fumo tinha até letreiro luminoso no Rio anunciando preços das drogas

Uma boca de fumo tinha até letreiro luminoso no Rio de Janeiro anunciando o tipo de droga vendida e os preços. A descoberta ocorreu durante ação da DRFA e da

Milícias voltaram a se enfrentar em Santa Cruz

Milícias voltaram a se enfrentar em Santa Cruz

O aplicativo Onde Tem Tiroteio informou sobre tiroteio no Conjunto João 23, em Santa Cruz, no final da noite de ontem e início da madrugada de hoje OTT 360 INFORMA:Tiroteio

Em resposta à suposta união do PCC com o CV, circula boato de formação de aliança entre várias facções no Brasil

Em resposta à suposta união do PCC com o CV, circula boato de formação de aliança entre várias facções no Brasil

Circula nas redes sociais fotos e vídeos de uma suposta nova aliança criminosa que pode estar se formando no Brasil. Seria uma resposta das facções regionais à União do PCC

Polícia deu prejuízo de mais de R$ 500 mil ao CV

Polícia deu prejuízo de mais de R$ 500 mil ao CV

A polícia deu um prejuizo de mais de R$ 500 mil ao Comando Vermelho. Ao todo, foram apreendidos 68 quilos de cocaína, 21,5 quilos de maconha, cinco litros de loló

Frentista foi morto na porta de casa em Piabetá

Frentista foi morto na porta de casa em Piabetá

Na noite de ontem, um frentista chamado Charles Nunes, de 49 anos, foi assassinado a tiros na porta de casa, em Piabetá, Magé Ele chegava do trabalho quando foi alvejado

Policial conta como foi a prisão de Léo Barrão (CV)

Policial conta como foi a prisão de Léo Barrão (CV)

Leia agora como foi a prisão do traficante Léo Barrão ocorrida ontem .Um agente relatou que no dia 04/04/2025, sexta - feira, por volta das 15h45min, estava participando de operação

Preso chefe do tráfico de Rio Bonito

Preso chefe do tráfico de Rio Bonito

Na noite da ultima quinta-feira, a PM prendeu Jhonny Oliveira de Araujo, vulgo Flamengo. Ele é o chefe do tráfico na localidade de Nova Cidade, em Rio Bonito. O bandido

Homem botou fogo em casa com bebê de um ano e outras duas crianças dentro em Saquarema

Homem botou fogo em casa com bebê de um ano e outras duas crianças dentro em Saquarema

Na madrugada de ontem (4), uma casa foi incendiada no bairro de Jaconé, em Saquarema. Estavam dentro uma mulher, um bebê de 1 ano e duas crianças, de 3 e

Preso ontem, Léo Barrão era um dos responsáveis pela caixinha do CV

Preso ontem, Léo Barrão era um dos responsáveis pela caixinha do CV

Segundo a Polícia Civll, o traficante Léo Barrão, que foi preso ontem, é um dos responsáveis pela "caixinha" do Comando Vermelho que está diretamente relacionada com os conflitos armados envolvendo

Preso bandido que comandava a Vila Kennedy (CV)

Preso bandido que comandava a Vila Kennedy (CV)

A polícia do Rio prendeu o traficante Léo Barrão, que foi chefe do crime na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, reduto do Comando Vermelho. Barrão estava escondido no

Rolar para cima