A Justiça do Rio determinou o retorno do traficante Luiz Cláudio Machado, o Marreta, um dos cabeças do Comando Vermelho, para presídio federal fora do Estado.
Uma das razões é que, em em 02 de setembro de 2023, pouco antes de o bandido retornar ao Rio de Janeiro por força de decisão da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Penal Federal, em ações de inteligência, coletaram dados nos quais apontaram que Luiz Cláudio externou para os presos, entre eles o próprio Marreta, Márcio Santos Nepomuceno, vulgo “Marcinho VP”, maior liderança da orcrim Comando Vermelho, Robson Aguiar de Oliveira, vulgo “Binho do Engenho” e Luiz Cláudio Serrat Correa, vulgo “Claudinho CL”, a sua
intenção em adquirir armamentos pesados quando retornar ao sistema prisional fluminense, no período em que estava custodiado na Penitenciária Federal de Catanduvas (PFCAT), tal fato teria ocorrido no início do mês de setembro de 2023 e o seu retorno para o Sistema Penitenciário Fluminense se concretizou em seguida, no dia 22 de outubro”.
A representação da Polícia Federal informa como fato novo e motivo central do que, segundo a Polícia Penal Federal (DEPEN), Marreta, mesmo dentro do Sistema Penitenciário Federal, realizou atos de exercício de comando da prefalada organização criminosa, negociando fuzis, sendo que suas conversas interceptadas demostraram a determinação de atos executórios aos demais integrantes da orcrim, já encontrando-se na condição de indiciado, em procedimento investigativo policial.
Nesta linha, a Polícia Federal registrou que em setembro de 2023 foram interceptados e transcritos diálogos, que demonstram a prática de
atos ilícitos por parte do criminoso. Marreta demonstrou a intenção de adquirir inicialmente fuzis AR15 e Ruger e, posteriormente, maiores calibres, para o domínio e expansão territorial, no intuito de fortalecer e expandir a referida organização criminosa, com o emprego de violência e material bélico então adquirido.
]”.A minha pergunta é: qual é a melhor mercadoria forte do momento lá Serrat?” Neste trecho, o interlocutor busca saber sobre novos armamentos de grosso calibre disponíveis para aquisição em sua região.
Luiz Claudio Serrat Correa “…Não, só conheci ele como Alan. Ae, tá fortão o maluco. Ae, ele tem tudo e aí se você pega com ele, ele te dá enxada, vassoura, picareta, martelo.”
Pelo contexto, depreende-se que LCM estaria interessado em adquirir armamentos pesados objetivando resguardar sua área de
atuação, relacionada ao controle de tráfico de drogas