A Justiça decretou a prisão preventiva dos traficantes vulgos Barriga, Nescau, Verme e Luquinhas, todos vinculados ao Comando Vermelho do Complexo do Chapadão por um homicídio contra um integrante da quadrilha rival do Terceiro Comando Puro. O crime foi cometido em janeiro.
Segundo a Denúncia, “Em data não determinada, mas entre o dia 27 e 29 de janeiro de 2024, bairro Pavuna, os denunciados efetuaram disparos de arma de fogo contra Lucas Lima Batista, que veio a óbito.
Consta do incluso procedimento que a vítima era ligada a facção criminosa TCP (Terceiro Comando Puro), enquanto os denunciados são integrantes da facção criminosa conhecida como CV (Comando Vermelho), grupos criminosos antagônicos.
Previamente ajustados para a prática de crime de homicídio, seguindo as instruções de um dos acusados, a vítima sofreu uma emboscada.
Assim, no dia 27 de janeiro de 2024, seguindo o plano delituosos, os criminosos, em um veículo de cor preta (modelo e placa não identificados) foram até a residência da vítima (Rua Duque de Caxias, nº 790, lote 10, quadra 63, em Villar dos Teles) e a chamaram.
Ao chegar próximo do veículo a vítima foi dominada pelos criminosos, sendo sequestrada e levada para local incerto, onde foi executada com disparos de arma de fogo.
Após, no dia 29 de janeiro de 2024, o corpo da vítima foi deixado na Rua Sargento Antonio, Ernesto, nas proximidades das comunidades do Chapadão e da Pedreira.
O crime foi perpetrado por motivo torpe, eis que praticado em razão de disputa territorial pelos pontos de vendas de drogas de facções criminosas rivais.
O homicídio foi, ainda, praticado mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, em razão da superioridade numérica dos agentes e do momento em que foi surpreendida, quando se encontrava desarmada.
Os assassinos se utilizaram de calibre 9mm que portavam para alvejar a vítima, conforme restou evidenciado no laudo de exame de necropsia.
Um tio da vítima disse que um amigo de Lucas disse que recebeu uma chamada de vídeo do telefone dele , após sua morte onde aparecia bandidos portando uma pistola demonstrando que haviam matado Lucas, dizendo “Ficava com os coleguinha no machado, entrou no Machado (favela dominada pelo TCP)”.
Outra testemunha, amigo de infância da vítima, disse que fez uma ligação por vídeo chamada, via WhatsApp, para o número de Lucas, sido atendida por Verme, que disse que. “Bota cara.
A testemunha perguntou; “Cadê o Lucas? O que houve?
Então Verme respondeu. “Estava traficando pros caras errados, tu sabe, nós matamos ele”.
Depois apareceu no vídeo o vulgo Luquinhas, que disse. “Pegamos seu amigo”