A Justiça aceitou o recurso do Ministério Público Estadual e recebeu a denúncia contra os traficantes Doca e Pedro Bala, além de outros como HO e Piolho, que estão presos, por acusação de ter matado um homem no ano passado, no Morro do Fubá, em Cascadura.
O crime foi cometido em 10 de setembro de 2023. A vítima foi João Carlos Gabryel Salandra Alvarez Pereira, o Biel ou Boca Rosa.
Na época dos fatos, a vítima integrava o tráfico de drogas das comunidades “Campinho” e “Fubá” dominado pela facção criminosa “Terceiro Comando Puro”, e os denunciados integravam o tráfico de drogas da comunidade “Morro do Dezoito”, controlado pelo Comando Vermelho”.
No dia dos fatos, a vítima se encontrava no seu posto de atuação no tráfico, no interior da comunidade, quando foi surpreendida por diversos indivíduos armados (não identificados), que surgiram por de trás do “Morro do Fubá” e, seguindo as ordens dos denunciados,efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra Boca Rosaalvejando-o na cabeça, no tórax e no abdômen.
Após o ataque, os agressores se evadiram da região, tendo o corpo da vítima sido levado por moradores para a Rua Souto e deixado em frente ao nº 496, no bairro Cascadura.
Conforme restou apurado, a comunidade “Morro do Dezoito” é dominada por organização criminosa pertencente ao “Comando Vermelho”, que atua na região há muitos anos, explorando como atividade principal o comércio ilegal de drogas, porém, de maneira acessória, também explora a prática dos crimes de porte ilegal dearmas de fogo, roubo de cargas, extorsão, lavagem de dinheiro e homicídio
Doca e Pedro Bala ocupam o posto mais alto na hierarquia da estrutura criminosa, sendo responsáveis por determinar todas as ações criminosas praticadas pela organização, dentre elas, ataques a comunidades de organizações criminosas rivais e execuções de pessoas quedesafiam as suas ordens.