Segundo o setor de inteligência da polícia, como decorrência da união entre Comando Vermelho e milícia de Zinho, criminosos transitavam com armas de fogo de grosso calibre pela Comunidade do César Maia (no Bairro de Vargem Pequena), os agentes da lei se dirigiram em patrulhamento.
Os policiais avistaram um veículo FIAT que continha etiquetas de identificação que saíam facilmente, aparentando adulteração.
Quando pesquisado nos bancos de dados, constataram que o veículo era origem criminosa.
Diante disso, os policiais interpelaram populares, os quais apontaram o apartamento onde estariam os usuários do veículo.
O apartamento, localizado em edificação clandestina, possuía entrada de acesso livre, sem número de apartamento aparente, situado no terceiro andar.
Os policiais bateram à porta do imóvel e, ao serem atendidos por um homem, de fora do apartamento, um dos alvos sentado no sofá.
Junto a ele, havia uma capa de colete balístico, fardamento militar e três toucas pretas.
Diante disso, os policiais ingressaram no imóvel e encontraram a chave do veículo Mobi, que estava estacionado na frente do endereço, bem como três cadernos contendo diversas anotações contábeis, com nomes de ruas, estabelecimentos comerciais e valores, o que sugeriu a realização de cobranças em face de comerciantes locais.
Em seguida, a guarnição se dirigiu ao local onde estava o veículo Mobi com intenção de realizar buscas no seu interior, vindo a encontrar por debaixo do assoalho, uma sacola contendo farta quantidade de munições, a saber: 30 estojos de munição CBC calibre .38, 8 estojos de munição CBC 9mm, 1 munição de Winchester calibre .38, 1 munição não identificada de calibre 7.62, 38 munições CBC calibre 5.56, 18 munições CBC calibre 9mm, 18 munições CBC calibre .380, 1 carregador calibre 5.56 Nato, além de 3 balaclavas, 1 chapéu camuflado, 1 calça camuflada, 1 capa de colete.
Os elementos informativos revelam, que os custodiados integram perigosa e armada organização criminosa que vem atuando na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, por meio de extorsão da população e de seguidos homicídios.
A ação resultou ainda na apreensão de: 30 estojos de munição CBC calibre .38, 8 estojos de munição CBC 9mm, 1 munição de Winchester calibre .38, 1 munição não identificada de calibre 7.62, 38 munições CBC calibre 5.56, 18 munições CBC calibre 9mm, 18 munições CBC calibre .380, 1 carregador calibre 5.56 Nato; além de 3 balaclavas, 1 chapéu camuflado, 1 calça camuflada, 1 capa de colete.