Infiltrados em grupos de WhatsApp, policiais descobriram toda a hierarquia das favelas do Lixão e Vila Ideal. em Caxias. Confira detalhes da investigação

Policiais se infiltraram em grupos de WhatsApp para desvendar o esquema criminoso de uma quadrilha que comandava há anos as favelas do Lixão e da Vila Ideal, em Duque de Caxias e pagava propinas a PMs.

Contaram também com a colaboração de um ex-integrante do bando que teve uma desavença com Charlinho do Lixão, elemento que foi morto em confronto com a polícia militar.

No curso da presente investigação, esse criminoso se retirou do bando e resolveu colaborar sob a garantia do anonimato, e forneceu informações extraídas do aparelho celular que utilizava quando ainda integrava a quadrilha que que possibilitou a identificação de vários grupos de WhatsApp utilizados pelos seus integrantes para gerirem seus negócios escusos, e das linhas telefônicas utilizadas pelos integrantes de cada grupo.

O bando é liderado dentro do presídio pelo traficante Charles do Lixão,  Charles da Vila Ideal, Charles Brown ou Coroa e tinha como braço-direito seu filho, Charlinho, já falecido.

Foi possível verificar que todos os integrantes da organização criminosa dentre os que tem maior posição hierárquica na estrutura de poder até os mais subalternos, prestam referências a Charles, Muitos clamam pela sua ¿liberdade¿, e ainda dão como certo a realização de churrasco em comemoração, chegando um deles a dizer que os demais superiores, ou seja, os gerentes não deixarão o fato passar em branco

Muitos criminosos inclusive muitos se referiam à o bando como ¿Tropa do Coroa e do eterno menor 22¿, uma alusão a como forma de homenagem póstuma ao meliante.

Foi verificado que o grupo tinha como como atividade primordial o tráfico de drogas, mas restou evidenciado que outras atividades criminosas são perpetradas pelo bando, tudo para obtenção de vantagem econômica.

Há registro de práticas de roubos qualificados pelo emprego da arma e concurso de pessoas; roubos de cargas, de tráfico de armas e munições, dentre outros.

Os membros da quadrilha

A investigação descobriu que o criminoso Gordão, Abençoado o Salmo, era é o responsável por fazer a ponte entre o tráfico de drogas e policiais corrompidos do 15º BPM, procedendo ao pagamento de ¿arregos¿ para evitar prisões ou apreensões nas Comunidades do Lixão e da Vila Ideal, ou para conseguir a liberação para realização de bailes funks, eventos que impulsionam as vendas de drogas.

Anos atrás, ele já havia sido apontado por uma testemunha como sendo o integrante responsável pelos pagamentos dos ¿arregos¿ aos policiais militares do 15º BPM

Na hierarquia do crime, Bocão era o gerente geral do Lixão e assumiu a condição de frente com a morte do Charlinho. Ele promovia semanalmente espécie de reunião normalmente realizada aos domingos com todos os gerentes de carga, para conferência das contabilidade, verificando se as cargas vendidas na semana são compatíveis com os valores apresentados.

“Atenção tropa do Coroa e do eterno menor 22 Amanhã será nossa eleição se iniciará as 7 horas em ponto 6 horas tem q ta todos os g e corredo já reunidos pra troca as anotação pra quando chega 7 horas todos os fecho estarem organizados… lembrando que nossa fiel e valorosa facção é conhecida mundialmente pela nossa organização então vamos ser organizado pra noos chega ao sucesso e ser o mais breve possível nas quadra do coroa oooliberdade.

Bocão ficava encarregado de promover bailes funks e forrós de modo a incrementar as vendas de drogas nas bocas de fumo, e pagar os demais gerentes para que eles possam remunerar os demais ¿funcionários¿ da baixa hierarquia da quadrilha.

Bocão era auxiliado por Chapoca, Russinho e Bimbo.

Na Vila Ideal, o gerente era Tcheno. Já a que é apontado como irmão de consideração de Charlinho.

Tcheno tinha como braço-direito o traficante Mickey.

Bimbo tinha a responsabilidade do gerenciamento de todo o tráfico de ¿crack¿,. Zangado ou Russinho era o gerente da cocaína.

Chapoca cuidava da gestão da segurança de todo o Lixão.  

Havia também os gerentes de carga que atuavam em esquema de plantão de 24 horas, e prestavam conta ao final, em sintonia com os respectivos ¿corredores¿, ¿vapores¿ e ¿atividades¿ do turno atuam em sintonia com os gerentes de entorpecentes, controlando os abastecimentos das bocas de fumo. Um deles era o Cirrose juntamente com seu irmão Carlinhos. Eles administravam a logística de abastecimento e a contabilidade geral do tráfico da Vila Ideal.

Outro gerente de carga era HG, que foi preso em flagrante pela Delegacia Anti-Sequestro, quando tentou extorquir uma vítima.

Betão também era gerente de cargas e agia como uma espécie de agente de ¿contrai-nteligência¿ a serviço do tráfico de drogas do Lixão e da Vila Ideal, como foi constatado pelo agente virtual infiltrado já que há vários prints feitos por ele que servem de alerta par à presença de policiais militares.

Macarrão é outro que ocupa o cargo de gerente da carga, participando diretamente na endolação de material entorpecente e  na guarda de cargas,

Também eram gerentes de cargas Negão Dieguinho, Tatu e Boliço.

Negão ficou encarregado da função de liderança no tráfico da Comunidade da Coréia, que funciona como uma espécie de ¿filial¿ da quadrilha do Lixão e da Vila Ideal.

Os corredores tinham a função de receber e guardar determinada quantidade de carga de entorpecentes, cabendo-lhes abastecer os ¿vapores¿, quando o estoque das bocas de fumo está baixo, e auxiliam na endolação.

Os corredores eram Marcell, MT, Chaninha, Picolé, Mendigo e Begueira.

Havia ainda os vapores mas só um fopi citado, o de vulgo Saci.

Os atividades eram os responsáveis pela segurança dos funcionamentos das bocas de fumo e dos seus comparsas, e exercem suas funções em pontos estratégicos para garantir a segurança cotidiana dos pontos de vendas, e para defender os territórios dominados de investidas policiais ou de facções rivais,

Estavam entre os atividades Doguinha ou Dodo da 62, Cavanhaque, Big Big,  Canivete e JG.

Tinham também os fogueteiros e radinhos. O traficante Cepacol era o responsável.

.O bandido de vulgos Zona Sul, Mais de 20 e Cadeirante, repassava o informações sobre o deslocamento de comboios policiais ou sobre fatos coletados nos outros grupos do WhatsApp da orcrim, realizando trabalho de networking.

Robô ou De Ferro, que está preso em Bangu, até hoje recebe valores.

 Bia é a responsável por recolher e repassar valores semanais aos familiares dos gerentes que se encontram presos. Ela exerce uma função similar a uma assistente social dos integrantes presos, sendo de sua responsabilidade os repasses financeiros que lhes garantem os sustentos, na ausência do Integrante preso.

Cabelinho se disfarçava de motoboy para traficar entorpecentes sem levantar suspeitas das forças policiais, realizando entregas sob encomenda, sendo impressionante o número de vendas feitas por ele em poucos dias.

Os policiais descobriram que, dentro da organização, havia uma outra, comandada pelo bandido de vulgo JG, oltada para a prática de roubos de aparelhos celulares e de cargas da Empresa Souza Cruz.

JG e seus comparsas se reuniam normalmente na madrugada para praticar roubos. Foi comprovado que ¿JG¿ monitorava os veículos da firma,

No caso dos assaltos a ônibus, o grupo, costumava agir em dupla ou trio, mas sempre acompanhado de outro elemento que segue o coletivo com um carro, que ao final da ação dá fuga aos assaltantes.

Tal prática é nefasta, pois atinge trabalhadores quando utilizam do transporte públicos na ida ou volta de seus locais de trabalho, pessoas que, em regra, já ostentam situação financeira fragilizada.

Os grupos de whatsapp

A infiltração de agente virtual nos grupos do WhatsApp permitiram o ingresso da polícia civil no cerne da organização criminosa, tendo sido possível constatar que tais grupos possuíam regras de utilização definidas pelos integrantes que possuem maior grau de hierarquia dentro da organização

No grupo Família CV havia a mensagem –Presta atenção meus amigos, esse grupo é exclusivamente para monitoração e visão de polícia ou outro tema que ponha nossa vida em risco. Obs.; é proibido colocar fotos e vídeos que podem tirar o foco da monitoração, a não ser de visão de policiais. Se não for na risca da disciplina será imediatamente retirado e removido do grupo e não adiantam ir no privado dos adms; que não vai adiantar nada, porque os administradores reconhecem as regras daqui, ASS: DIRETORIA RAPAZIADA¿

Havia ainda os grupos Conexão Família C.H.; Grupo Mauá Tudo Nosso; Grupo Atividade Geral; Grupo Compras, Vendas CV e Grupo novo LX Vi, sendo este último que reunia 52 linhas telefônicas utilizadas por diversos integrantes da organização, e permitiu uma comunicação rápida e bem mais segura eles, funcionando como uma espécie de escritório virtual do ¿CV

Fonte: Relatório da Polícia Civil do Rio de Janeiro disponível no site jusbrasil

Compartilhar:

Posts Relacionados:

Semanas após divulgarmos caso de morte por espancamento na Praia Vermelha, polícia prendeu um dos suspeitos

Semanas após divulgarmos caso de morte por espancamento na Praia Vermelha, polícia prendeu um dos suspeitos

Após nossa reportagem divulgar o caso mês passado, a policia prendeu um dos envolvidos no assassinato de Glauber Santana na Cruz. Ele foi espancado em novembro , na Praia Vermelha,

Três homens foram mortos em Sulacap. Um deles era sobrinho de ex-vereador assassinado

Três homens foram mortos em Sulacap. Um deles era sobrinho de ex-vereador assassinado

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e investiga as mortes de Luiz Claudio Soares Serpa, conhecido como Luiz do Bacalhau, de 61 anos, Luis Philippe Pires, que

Veja medidas determinadas pelo STF para reduzir a letalidade policial no RJ

Veja medidas determinadas pelo STF para reduzir a letalidade policial no RJ

O Supremo Tribunal Federal (STF).determinou a adoção de medidas para a complementação do plano de redução da letalidade policial apresentado pelo Estado do Rio de Janeiro no âmbito da Arguição

Bebê de cinco meses foi espancado e encontra-se em estado grave. Casal acusado disse que foi picada de formiga

Bebê de cinco meses foi espancado e encontra-se em estado grave. Casal acusado disse que foi picada de formiga

Veja agora detalhes sobre o caso de um bebê de cinco meses que foi agredido por um casal na Baixada Fluminense. Os suspeitos estão com prisão preventiva decretada. O boletim

Um morto e dois baleados em confronto na Taquara

Um morto e dois baleados em confronto na Taquara

De acordo com o comando do 18º BPM (Jacarepaguá), nesta quinta-feira (03/04), policiais da unidade realizavam patrulhamento pela Rua Ipadu, na Taquara, quando avistaram quatro indivíduos armados e, ao tentarem

Outro PM preso em operação contra envolvidos em morte de advogado tinha um punhado de munições, armas, granadas e R$ 45 mil

Outro PM preso em operação contra envolvidos em morte de advogado tinha um punhado de munições, armas, granadas e R$ 45 mil

Leia o que foi apreendido com outro PM preso ontem durante operação contra envolvidos no homicídio do advogado Rodrigo Marinho Crespo. Os policiais realizaram o auto de prisão em flagrante

PM preso ontem em operação contra envolvidos na morte de advogado tinha em sua casa e na da namorada celular apreendido em ação  policial e munições da própria corporação sem ser autorizado

PM preso ontem em operação contra envolvidos na morte de advogado tinha em sua casa e na da namorada celular apreendido em ação policial e munições da própria corporação sem ser autorizado

Leia como foi a prisão de um dos PMs alvos de operação ontem contra envolvidos na morte do advogado Rodrigo Marinho Crespo. Durante cumprimento a mandado de busca e apreensão,

Traficante Doca foi absolvido de processo que ia julgar participantes de guerra entre o CV e a milícia pela comunidade da Covanca. SAIBA OS MOTIVOS

Traficante Doca foi absolvido de processo que ia julgar participantes de guerra entre o CV e a milícia pela comunidade da Covanca. SAIBA OS MOTIVOS

O chefão do Complexo da Penha, Edgar Alves de Andrade, o Doca, foi absolvido do processo sigiloso que ia julgar os participantes de uma guerra entre o Comando Vermelho e

PM foi baleado em ataque do tráfico em Realengo

PM foi baleado em ataque do tráfico em Realengo

De acordo com o comando do 14º BPM (Bangu), nesta quinta-feira (03/04), policiais da unidade realizavam patrulhamento pela Estrada do Engenho Novo, na comunidade do Batan, em Realengo, quando foram

Dois homens foram mortos em Nova Iguaçu. Suspeita foi de um ataque do bando de Peixão (TCP)

Dois homens foram mortos em Nova Iguaçu. Suspeita foi de um ataque do bando de Peixão (TCP)

A Polícia Militar informa que, segundo o comando do 20º BPM (Mesquita) na manhã desta quinta-feira (03/04), policiais militares foram verificar a entrada de duas pessoas feridas por disparos de

Ex-miliciano que teria pulado para o CV foi pego por paramilitares do Catiri. Vídeo circula nas redes sociais

Ex-miliciano que teria pulado para o CV foi pego por paramilitares do Catiri. Vídeo circula nas redes sociais

Circula na manhã desta quinta-feira um vídeo de um homem com ferimentos no rosto agonizando. Segundo relatos, trata-se de um indivíduo conhecido como Boquinha. Ele era miliciano, teria pulado para

Trans foram presas suspeitas de extorquir norueguês em Copacabana. Elas exigiam grana para não divulgar vídeos íntimos

Trans foram presas suspeitas de extorquir norueguês em Copacabana. Elas exigiam grana para não divulgar vídeos íntimos

Duas mulheres trans foram presas acusadas de extorquir um turista norueguês, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os fatos vinham ocorrendo desde o último dia 22. As

Após divulgarmos um ataque de granada em policiais civis em Jacarepaguá, polícia prendeu um dos autores em MG

Após divulgarmos um ataque de granada em policiais civis em Jacarepaguá, polícia prendeu um dos autores em MG

Após a nossa reportagem divulgar um ataque de criminosos a policiais civis em Jacarepaguá, a polícia prendeu um dos bandidos que arremessou um explosivo contra os agentes. O fato ocorreu

Menino foi atingido por bala perdida em Realengo

Menino foi atingido por bala perdida em Realengo

Um menino de 11 anos foi atingido por uma bala perdida dentro do condomínio Ipê Amarelo, na Rua Hélio do Amaral, em Realengo, na noite da ultima quarta (2). A

PM foi morto na Avenida Brasil

PM foi morto na Avenida Brasil

Um policial militar foi atingido por disparos de arma de fogo enquanto trafegava com seu carro na Av. Brasil, altura de Bangu. A vítima identificada como Marcelo José Batista não

Bandido preso em 2024 com pistola e granadas foi solto e acabou capturado novamente hoje na Muzema em operação contra o CV

Bandido preso em 2024 com pistola e granadas foi solto e acabou capturado novamente hoje na Muzema em operação contra o CV

Um bandido que foi preso no ano passado com uma pistola e duas granadas e acabou solto foi pego novamente hoje Ele e um comparsa foram capturados na Muzema, no

Alvos de operação de hoje contra envolvidos na morte de advogado são suspeitos de outros homicídios

Alvos de operação de hoje contra envolvidos na morte de advogado são suspeitos de outros homicídios

Um dos alvos da operação de hoje da Polícia Civil e Ministério Público Estadual contra mais envolvidos no assassinato do advogado Rodrigo Marinho Crespo, o PM Wanderson Ribeiro Marques Lemos

Em ação para conter o avanço do CV na Zona Oeste do Rio, criminosos atacaram a polícia e se deram mal: um morreu e outro foi ferido

Em ação para conter o avanço do CV na Zona Oeste do Rio, criminosos atacaram a polícia e se deram mal: um morreu e outro foi ferido

Um traficante foi morto e outro.baleado em ação policial na Boiúna, em Jacarepaguá. Durante a operacão, criminosos atacaram os agentes. Houve confronto. Os policiais apreenderam drogas, além de uma pistola

Quadrilha que vinha de SP para roubar imóveis de luxo no Rio tinha o apoio do TCP. Dividiam até os lucros. Sete foram presos

Quadrilha que vinha de SP para roubar imóveis de luxo no Rio tinha o apoio do TCP. Dividiam até os lucros. Sete foram presos

As polícias do RJ e SP fazem operacão contra uma quadrilha especializada em assalto a imóveis de luxo. Sete pessoas foram presas. A investigação começou em junho do ano passado,

Após divulgarmos que traficantes espancaram idoso em Búzios, polícia fez operação e prendeu seis

Após divulgarmos que traficantes espancaram idoso em Búzios, polícia fez operação e prendeu seis

Um dia após nossa reportagem divulgar a notícia de um espancamento de um idoso de 76 anos por parte de traficantes em Búzios, a polícia fez uma operação para prender

Rolar para cima