As polícias Civil.e Militar e o Ministério Público fazem grande operação nesta terca-feira no Complexo da Penha..
O objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra traficantes do Comando Vermelho (CV) responsáveis, entre outros crimes, por ordenar roubos de veículos e de cargas para financiar a “caixinha” da organização criminosa, o que viabiliza a compra de armamento, munição e o pagamento de uma “mesada” aos parentes de integrantes presos da facção e de lideranças do grupo.
Segundo as investigações, é do Complexo da Penha de onde partem as ordens para as disputas entre rivais em busca de expandir territórios.
Policiais civis do Pará e do Ceará também atuam na operação. As investigações revelaram a forte migração de lideranças criminosas daqueles estados para o Rio de Janeiro, sendo que a maioria delas está escondida no Complexo da Penha, que se tornou uma base operacional do Comando Vermelho.
Houve ntenso tiroteio durante a operação e há relatos de que pelo meno cinco pessoas foram baleadas inclusive policiais.
Por causa da ação, 16 escolas municipais e 1 colégio estadual estão fechados. O BRT fechou 6 estações e suspendeu 3 linhas. E ao menos 7 linhas de ônibus sofreram desvio de itinerário
Os traficantes fizeram barricadas com fogo para impedir a ação dos policaiis.