Não é somente no esquema dos Irmãos Vera no Complexo da Maré que foi amplamente divulgado essa semana pela mídia que a facção criminosa Terceiro Comando Puro se concetnra no Espírito Santo.
Uma das regiões que a quadrilha atua no Estado é Cariacica, Na cidade, o grupo age principalmente no Morro do Quiabo.
Foi encontrada no celular de um traficante imagens dele fazendo com uma das mãos na forma de três dedos o símbolo que significa ‘Tudo Três’ que signfiica que área é dominada pelo TCP.
Foram achados também diversas fotografias em que se ostenta armas e rádios com os dizeres” TCP Complexo Tá Palmiado”significando que toda a região está sob o domínio dos traficantes locais, além disso, em outra imagem observa-se a bandeira do Brasil, com a pintura de uma mão, fazendo a já mencionada saudação” tudo três “, com a sigla TCP bem como imagens de substâncias entorpecentes, que vão desde pequenas porções das substâncias entorpecentes conhecida como” maconha “até quantidades consideráveis, em quilos, como as substâncias entorpecentes conhecidas como haxixe, skunk, lança perfume, MD e cocaína
No grupo “Deus no controle de tudo” é realizado o controle financeiro do tráfico de drogas da região dominado pela organização criminosa “Terceiro Comando Puro (TCP).
O bando contava com uma estruturada rede de monitoramento de ações policiais no Morro do Quiabo e adjacências. O intuito é informar aos integrantes da organização acerca da presença policiais no local, evitando prisões e apreensões.
Outra cidade capixaba com a presença do TCP é Vila Velha, que controla na cidade a comunidade Alto do Morro do Macaco. Neste município, promove confrontos armados contra grupos rivais e para empreitadas contra agentes de segurança pública,
Em Vitória, capital do Estado, o TCP rivaliza com a facção Primeiro Comando de Vitória (PCV).
Entre os bairros da capítal que o TCP domina está o de Gurigica, que é um local de intensa atividade criminosa de tráfico de drogas.
A facção também ocupa o bairro da Conquista, na capital capixaba.
Investigações apontaram também a presença do TCP em cidades como Cachoeiro do Itapemirim e Guarapari.
Em dezembro, a Polícia Civil capixaba delfagoru uma operação para prender integrantes do TCP na Grande Vitória,.
Segundo investigações, os bandidos atuam nos mesmos moldes dos criminosos do Rio de Janeiro, de quem importaram conhecimento.
Haveria uma rivalidade entre o TCP dos Irmãos Vera contra o TCP que atua em Cariacica, que também é conhecido como Família Capixaba,