Criminosos envolvidos em uma disputa interna na quadrilha do contraventor Rogério Andrade contrataram um pistoleiro envolvido com a narcomilícia para matar Fábio Romualdo Mendes, assassinado em 2021, em Jacarepaguá, O fato foi alvo de operação hoje do Ministério Público Estadual
Trata-se de honatan Borges dos Reis, o Esquilo, que foi morto pela polícia no ano passado, Foi contratado por Rodriginho, Batata (ex-PM), Papa e Bruno Marques (PM)
Ele era envolvido em outros homicídios.
Um deles foi do policial penal Rodrigo Oliveira de Araújo, que foi morto na Estrada do Magarça, em Guaratiba, em 2022.
O crime teve como objetivo fortalecer o poder que a narcomilícia exercia no local, eliminando potenciais embaraços às suas atividades lícitas. Ele também estava envolvido com o tráfico de drogas e na época do crime, implementava bocas de fumo na Ilha de Guaratiba.
O agente penal era proprietário de uma oficina e não permitia venda de drogas no local; Como houve apreensão de entorpecentes, Esquilo queria reaver o material e o policial não permitiu, tornando seu desafeto.
O outro homicídio que Esquilo se envolveu foi de João Carlos da Costa, ocorrido no dia 07/05/2022, na estrada da Ilha, em Ilha de Guaratiba.
A vítima trafegava com seu veículo pelo local onde os fatos ocorreram quando uma dupla que ocupava uma motocicleta vermelha, não identificada, emparelhou com o veículo, ocasião em que o garupa da moto sacou uma pistola prateada e efetuou diversos disparos contra João que faleceu no local.
A investigação revelou que a vítima teria denunciado Esquilo à polícia por conta de um roubo de carro ocorrido cinco meses antes do homicídio.
Ioão teria espalhado a tal informação, sendo certo que “Esquilo” ficou sabendo de tal fato.