Investigações apontam que uma mulher conhecida como Danúbia ou Titia está a frente do tráfico na conhecida comunidade da Chatuba, em Mesquita, dominada pela facção criminosa Comando Vermelho.
Ela cumpre ordens do criminoso vulgo Criam, verdadeiro dono das bocas de fumo, e que está preso há vários anos.
Segundo a apuração policial, é Danúbia quem decide e organiza o tráfico local.
O traficante vulgo MK ou Talibã fica responsável pelo material bélico bem com a distribuição das armas e proteção da localidade.
Ele fica ainda encarregado da segurança de Danúbia.
Em fevereiro, a PM montou um cerco na comunidade após receberem várias denúncias de vários elementos armados com mais de 10 fuzis, entre eles as lideranças da traficância local como MK. Houve intenso tiroteio.
Titia, no entanto, não mora na Chatuba e sim no Complexo do Chapadão. Quando ela vai até Mesquita, é sempre escoltada por diversos traficantes que saem do Chapadão em diversos veículos e fortemente armados.
MK também reside no Chapadão
PMs disseram que no dia do confronto conseguiram visualizar a presença de dez a doze traficantes armados e que entre eles se encontrava uma mulher, a qual suspeitam ser Danúbia porque desconhecem informação de qualquer outra mulher atuando ativamente entre os traficantes da Chatuba;
Juntou-se aos autos a informação policial produzida no IP 861-00851/2021, na qual foi apontada como a atuação do Nome, vulgo CRIAM, e da Nome, se dá dentro da facção criminosa Comando Vermelho que domina as Comunidades da Coreia e Chatuba, cuja transcrição verifica- se abaixo.
Danúbia é conhecida pelo rigor com que administra o tráfico de drogas e por compor o Tribunal de Sentença do Crime, ou seja, aquela quem determina quem morre ou vive em toda Chatuba e Coréia. 5.1.
Relatório de Informação elaborado pelo Setor de Inteligência da DHBF também consta que os homicídios praticados por traficantes que exercem suas atividades ilegais nas comunidades do Rio de Janeiro, não ocorrem sem a anuência dos líderes do tráfico local e que, dito isso, entende-se que o fato delituoso em apreço (o confronto com PMs), foram perpretados com a autorização de Titia e de Criam.