A prática de traficantes “patrocinarem” roubos para cobrar pela devolução dos veículoss vem se tornando corriqueira em favelas dominadas pelo Comando Vermelho.
O Ministério Publico Estadual anunciou hoje que fez uma denúncia que descreve o roubo de um automóvel BYD Dolphin, em 22 de novembro de 2024, em Nova Iguaçu.
Foram denunciados Rodrigo do Nascimento Novaes da Silva, o “RD”, Dailson Leite Serra, o “DN”, Lucas Gonçalves da Silva, o “LC”, e Valdo Rai Azevedo Teixeira, que confessaram cometer uma série de assaltos a motoristas.
Os carros roubados eram levados para o Complexo do Chapadão, onde os criminosos negociavam os “resgates” com as seguradoras ou associações de proteção veicular e, em alguns casos, diretamente com os proprietários.
A investigação revelou que os veículos e armamentos utilizados nos assaltos eram fornecidos por traficantes do Chapadão. Após a negociação do resgate, que correspondia a aproximadamente 10% do valor do veículo na Tabela FIPE, os traficantes ficavam com 70% do valor arrecadado, enquanto os 30% restantes eram divididos entre os executores dos roubos.
A Promotoria também denunciou hoje por uma tentativa de latrocínio Cauã Amorim Gonçalves, no dia 20 de janeiro deste ano, no Engenho Pequeno, também em Nova Iguaçu.
A vítima transitava com sua motocicleta quando foi abordada por dois homens em uma moto – Cauã estava armado na garupa.
A vítima parou sua motocicleta, mas, mesmo assim, o piloto ordenou que o garupa o matasse. Percebendo que o denunciado iria atirar, a vítima entrou em luta corporal e agarrou a arma de Cauã. Durante o embate, cinco disparos foram efetuados, tendo um deles atingido a vítima e outro o próprio denunciado. Cauã foi preso enquanto recebia atendimento no Hospital da Posse.
Assim como no.outro caso ele disse que o valor que receberia pela motocicleta iria depender de quanto a “seguradora” iria pagar pelo resgate. Cauã, por sua vez, atuava em conjunto com traficantes de uma favela em Belford Roxo, também controlada pela facção Comando Vermelho.
Fonte: Ministério Público do RJ