Sobre trechos de conversas captadas pela Polícia Federal entre o traficante Professor do Alemão e comandantes da UPP da comunidade, a PM informou.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, embora a operação da Polícia Federal tenha sido desencadeada há mais de dois anos, a Corregedoria Geral da Corporação ainda não foi notificada sobre a investigação.
Contudo, diante da gravidade do fato, a CGPM solicitará uma cópia dos autos à Polícia Federal para, de imediato, instaurar um procedimento apuratório com objetivo investigar as responsabilidades dos agentes envolvidos na denúncia.
A Polícia Federal descobriu que o traficante foragido Fhillip da Silva Gregório, de 36 anos, conhecido como Professor, é o grande comprador de armas para a facção criminosa Comando Vermelho no Rio de Janeiro.
No linguajar do crime, Professor é o “matuto'”, a pessoa que manda no negócio, fornecendo drogas e armas e fazendo negociações no exterior.
Preso, o criminoso foi levado para Bangu 3, onde ficou até 20 de julho de 2018. De lá, seguiu para o Instituto Moniz Sodré, tendo sido transferido em 18 de setembro daquele ano para o Edgard Costa. Dez dias depois, em 28 de setembro, Professor Fhilip deixou a cadeia no dia 23/09/2018, após receber benefício de Visita Periódica ao Lar – VPL – quando estava preso no Instituto Penal Edgard Costa, e nunca mais retornou a sua unidade prisional, e é considerado Evadido do Sistema Prisional.
FONTE: PMERJ e Portal dos Procurados do Disque Denúncia