Ao longo desta terça-feira (27/2), as Secretarias de Estado de Polícia Militar e de Polícia Civil desencadearam uma ampla operação com foco nos Complexos de Comunidades do Alemão e da Penha, na Zona Norte da cidade do Rio. Outras comunidades que margeiam a região também estiveram no cronograma de ações, como as do Flexal (Inhaúma), Engenho da Rainha, Juramentinho e IPASE (Vicente de Carvalho), Guaporé, Tinta e Quitungo (Brás de Pina e Cordovil).
Participaram das ações equipes do Comando de Operações Especiais (COE), unidades dos 1º e 2º Comandos de Policiamento de Área (CPAs) e da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).
Segue balanço :
– 04 criminosos atingidos em confronto com equipes do 21º BPM em São João de Meriti, não resistindo aos ferimentos. Foram apreendidos 02 fuzis calibre 7.62, 04 carregadores de fuzis, 02 rádios comunicadores e uma capa de colete balístico, além do carro roubado. O grupo partia do Complexo da Penha com destino à Comunidade do Trio de Ouro, no Centro do município. A região também recebe integrantes do mesmo grupo criminoso, sendo três dos envolvidos na ação conhecidos como “Tomate”, “Gato” e “Mazem”, atuantes no Complexo da Penha e nas Comunidades do Chapadão e do Gogó da Ema (região de Costa Barros). Os criminosos eram apontados como braços armados em invasões territoriais promovidas pela facção, além de cometerem roubos de cargas e veículos em diversas partes da região metropolitana.
– 04 criminosos foram atingidos em confronto na Comunidade da Flexal, em Inhaúma. 03 deles não resistiram aos ferimentos. 02 pistolas e certa quantidade de drogas foram apreendidas.
– Na Comunidade da Nova Brasília, no interior do Complexo do Alemão, criminosos armados atiraram contra o BOPE e houve confronto. 02 suspeitos foram atingidos e socorridos. 01 terceiro foi preso. Foram apreendidos três fuzis, 07 coronhas de fuzis, 03 carregadores goiabada de pistolas, 08 carregadores goiabada de fuzis, 03 carregadores de pistolas, 04 carregadores de pistolas alongados, 2 carregadores de fuzil calibre 7,62 e 03 rádios comunicadores.
– Na Zona Oeste, equipes do 18º BPM (Jacarepaguá) entraram em confronto com criminosos armados na Comunidade da Chacrinha. Um suspeito foi atingido e socorrido e um fuzil foi apreendido.
– Na Rua Canitar, no interior do Complexo do Alemão, dois suspeitos feridos foram socorridos por populares à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região e não resistiram. Um deles, conhecido como “Talibã”, possuía duas passagens pelo crime de tráfico de drogas. O outro, conhecido como “Rato”, seria uma das lideranças do crime organizado no Estado de Alagoas e também possuía duas passagens policiais.
– Equipes do BOPE apreenderam mais um fuzil e diversos carregadores na Comunidade da Fazendinha, também no Complexo do Alemão.
– Um criminoso, conhecido como “Bebel da Penha” e foragido da Justiça, foi preso no Complexo da Penha por equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e da Subsecretaria de Inteligência da Corporação. Apontado como integrante da quadrilha de roubos de veículos que se homizía na Penha
– Equipes do 3º BPM (Méier) foram checar informações sobre a presença de criminosos tentando fugir da operação se escondendo em um motel na Av. Itaóca, em bonsucesso. No local, os policiais encontraram um homem e duas mulheres suspeitos. Durante as verificações, foi identificado que o envolvido portava uma Carteira Nacional de Habilitação falsa. Na delegacia, foi constatado que o conduzido era o criminoso conhecido como “Coquinho”, um dos maiores roubadores de joalherias de Minas Gerais, detentor de uma vasta ficha criminal, com oito anotações pelo crime de roubo.
– Na Av. Brigadeiro Trompowski, na Maré, nas proximidades da Linha Vermelha, um foragido da Justiça foi preso por equipes do 22º BPM (Maré) tentando fugir em um ônibus.
– Do lado de fora do Complexo do Alemão, equipes do BOPE abordaram um homem e também foi verificado um mandado de prisão em aberto em seu desfavor.
– 02 adolescentes, 02 rádios comunicadores e certa quantidade de entorpecentes apreendidos na Comunidade do Quitungo por equipes do 16º BPM (Olaria).
– 31 tabletes de maconha prensada, uma pistola calibre 9mm, 01 rádio comunicador e 01 veículo foram apreendidos por equipes da UPP Vila Cruzeiro na Av. Brás de Pina.
– Na Estrada do Itararé, equipes da UPP Nova Brasília avistaram um homem transitando com uma motocicleta sem placa. Com a aproximação da equipe, o piloto fugiu e deixou a moto para trás, que era roubada.
– Um automóvel com placa clonada foi apreendido pelas equipes no Complexo do Alemão.
– Na Comunidade da Nova Brasília, equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) localizaram, em um terreno baldio, 92 tabletes de maconha com cerca de 2kg cada, mais 1.900 unidades embaladas da mesma erva, outros 1.745 pinos de cocaína e 1.150 pedras de crack, além de uma sinaleira luminosa. Somente a apreensão dos entorpecentes representa um prejuízo de cerca de 335 mil reais à facção criminosa que atua na região.
– Um policial do Batalhão de Choque (BPChq) foi atingido no braço e socorrido ao HCPM, no Estácio. O estado de saúde do militar é estável.
– Um policial do 3º BPM (Méier) foi ferido por estilhaços durante as ações. O militar foi socorrido ao Hospital Municipal Salgado Filho e encontra-se estável.
Balanço Operacional:
– 02 policiais militares feridos e estáveis (BPChq e 3º BPM)
– 07 criminosos mortos em confronto (04 em São João de Meriti e 03 na Flexal)
– 02 suspeitos mortos socorridos por populares (Rua Canitar)
– 04 criminosos feridos (01 na Flexal, 02 na Nova Brasília e 01 na Chacrinha)
– 05 criminosos presos (01 na Penha, 01 na Nova Brasília, 01 na Linha Vermelha, 01 num acesso ao Complexo do Alemão e 01 em um motel em Bonsucesso)
– 02 menores apreendidos (Quitungo)
– 07 fuzis apreendidos
– 03 pistolas apreendidas
– 08 rádios apreendidos
– 03 veículos apreendidos
– 01 motocicleta roubada recuperada
– 31 tabletes de maconha prensada na Penha
– Mais de 335 mil reais em entorpecentes apreendidos na Nova Brasília