Autos descreveram como foi a prisão de um dos principais fornecedores de armas para a milícia de Zinho, o maior grupo paramilitar do Rio.
Narraram os policiais civis que atuaram na ocorrência que, no dia 27/11/2023, foram acionados para realizar diligência de busca e apreensão na Rua Muralha Salomão, número 7, Campo Grande, endereço de Delson Xavier de Oliveira,, que é investigado por tráfico de armas, apontado como fornecedor do bando de Zinho”.
De acordo com os policiais, o telefone de Delson era um dos principais objetivos da busca.
Os agentes se dirigiram ao local em uma viatura descaracterizada e notaram o veículo onde estaria o criminoso segundo as informações de inteligência.
Os policiais desembarcaram da viatura e deram ordem de parada para o veículo, sendo desobedecidos pelo condutor, que acelerou na direção dos agentes, quase esmagando a perna de um deles.
Logo após, escutaram um disparo de arma de fogo vindo do veículo. Os policiais revidaram. O carro de Delson perdeu o controle e invadiu uma casa logo à frente.
Os policiais progrediram até o veículo e verificaram que o suspeito havia desembarcado. Ele foi encontrado nos fundos do imóvel, baleado no braço esquerdo, sendo socorrido pelos policiais.
No veículo, os policiais encontraram uma arma de fogo, a pistola Taurus PT 840, calibre .40 S&W, com 2 carregadores e munições. Outros policiais chegaram no local.
Delson precisou ser levado para atendimento médico de emergência, no Hospital Municipal Rocha Faria,
Foi decretada a sua prisão preventiva.