Policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prenderam, nesta quinta-feira (26/10), um homem apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas no Morro do São João, no Engenho Novo, e na comunidade do Rato Molhado, no Complexo do Lins. Douglas Martins Costa, o Da Nike foi capturado no Méier, quando se escondia em uma residência.
Segundo os agentes, o indivíduo é ligado a um integrante da cúpula da maior facção criminosa do estado. Ele era o responsável pelo confronto com um grupo rival na tentativa de invasão ao Morro dos Macacos.
Contra ele, havia um mandado de prisão pela prática do crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Da Nike foi um dos 13 traficantes apontados por um morador que ocupavam uma boca de fumo perto do ponto final do ônibus 422 (Grajaú-Cosme Velho) no Engenho Novo.
O morador que vive no São João há quase 30 anos no limite com o Morro dos Macacos disse que não aguentava mais viver a rotina dos tiroteios. Já teve sua casa atingida diversas vezes pelos disparos. Cansado dos desmandos dos bandidos decidiu procurar a polícia.
Disse que os traficantes ficavam na boca de fumo vendendo drogas e exibindo armas. Além de comercializar entorpecentes, segundo ele, os bandidos praticam roubos e ameaçam moradores. Eles circulam também pela comunidade de motocicleta portando armas.
Em uma denúncia do MPRJ anos atrás, Da Nike foi apontado como atuante no gerenciamento da revenda de entorpecentes, controlando a distribuição, o repasse e o recolhimento do dinheiro do produto da sua venda. Ele começou no crime ainda como adolescente, já tendo processo contra ele em 2010.