A Justiça condenou oito integrantes do Comando Vermelho acusados de sequestrar caminhoneiros e obrigá-los irem até a fronteira com o Paraguai para buscar drogas e abastecer o Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.
Entre os condenados está Lobo Mau, chefe do bando, que pegou 70 anos de cadeia. Seu parceiro, Bodão, foi sentenciado a 59 anos de prisão.
Dois caminhoneiros dos estados do Pará e do Paraná relataram à polícia do Rio o terror que passaram nas mãos dos bandidos.
Um dos motoristas disse que foi rendido por um grupo de marginais colocado num Punto vermelho foi conduzido para a comunidade do Mutirão ali em Maricá.
Os criminosos fizeram a mesma coisa com o segundo caminhoneiro.
Ambas as vítimas foram encaminhadas para um cativeiro.
Os traficantes atraíam os caminhoneiros através de um aplicativo que tem de carga, eles se habilitam ali para poder fazer esse serviço, as vezes vem ao Rio com uma carga e quer voltar com carga;
Eles foram postos lá no cativeiro e permaneceram de segunda feira até sexta feira sofrendo uma pressão psicológica grande, agressões, intimidações.
Os bandidos diziam para eles é que usariam o caminhão e depois devolveriam; que a história que contavam é que o caminhão iria lá para Ponta Porã lá no Paraguai e o caminhão voltaria com drogas para abastecer as comunidades de São Gonçalo, comunidade de Salgueiro, depois devolveriam o caminhão.
Para abordar os caminhoneiros, os bandidos usavam armamento pesado como fuzis
O fato causou trauma inesquecível em uma das vítimas, que inclusi está até hoje em grande dificuldade financeira, porque ele não tinha sequer seguro do veículo.