A exemplo do Comando Vermelho, que usa drones para atacar e espionar rivais e a policia, bandidos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) também se utilizam deste tpo de equipamento para várias ações criminosas.
Ano passado, um drone sobrevoou o pavilhão de um presídio que abriga detentos da facção e deixou cair um pacote, onde haviam diversos objetos, entre eles drogas.
Um preso afirmou que tinha dívidas com o PCC e foi abordado por três detentos dizendo que tinha um drone contratado para trazer ilícito no sábado, dia 21 de outubro, e que pagaria o valor de R$2.000,00 e ainda informaram a carga era apenas de celular.
O preso ficou em contato com o operador por celular o tempo todo, e quando recebeu a confirmação de que o drone estava a caminho mandou que ficasse de frente ao Pavilhão 05 e que quando avistou o drone que pairava em cima do pátio do Pavilhão 08, onde veio a cair no solo, mandaram correr até o local, onde apanhou a carga e jogou em direção ao Pavilhão 07 e correu de volta ao Pavilhão e o drone ficou no Pavilhão
Que ao chegar no pavilhão deu de frente com um servidor, que tentou empreender fuga mas foi contido. Que o pacote com os ilícitos foi apreendido pelo mesmo servidor. Que ao descobrir que entre os ilícitos havia também entorpecentes, se sentiu enganado e decidiu entregar os três sentenciados. Que devido ao fato, acha que pode sofrer represálias por parte dos presos. Que além dos três sentenciados sabe que outros três também são donos da carga.
Um promotor de Justiça responsável pela remoção de membros do PCC para o sistema prisional federal disse que um drone sobrevoou sua residência para intimidá-lo.
Foram descobertos planos para sua execução e de outros integrantes da Secretaria de Administração Penitenciária.
O PCC, segundo investigações, usa drones em grandes ações contra empresas de valores, agências bancárias ou resgate de presos.
O procedimento visa reconhecer o local nos dias que antecedem os atos e monitorar a aproximação de forças policiais.
Em 10 de novembro de 2021 e 18 de novembro de 2021 , na Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira”, na cidade de Presidente Venceslau-SP, foram apreendidos manuscritos com conteúdo relacionado ao crime organizado, mencionando chips, imagens de drones, mapeamentos, localizações e relação de autoridades públicas, que são alvos do crime organizado.
O PCC contratou um serviço de drones para transportar telefones celulares para presos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Vicente, na Baixada Santista
O PCC também já danificou um drone usando pela PM de SP utilizando uma pipa.