O traficante Marcelo Xará do Comando Vermelho dá as ordens ao bandido conhecido como Professor no Morro do Engenho e na comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão.
Xará cumpriu pena de 24 anos de reclusão e desde que foi solto fora indicando pessoas de sua confiança para liderar o tráfico de drogas nas chegando a Professor que mesmo, liderando de frente todas as atuações criminosas das comunidades responde a ele sobre resultados positivos ou negativos de suas ações.
Professor teve sua primeira prisão feita pela Polícia Federal na fronteira com o Brasil no crime de tráfico de drogas.
Ele detinha a artimanha na venda em atacado e abastecimento de drogas a facção Comando Vermelho.
Sua proximidade com Xará, visto se tratar de morador da localidade logo veio ascender ao posto de líder do tráfico local, respondendo e prestando conta a seu chefe todas as ações delituosas.
Professor passou a permitir a prática indiscriminada de roubos, homicídios, sequestros, invasões de espaços públicos bem como, trazendo pânico aos moradores.
Segundo a polícia, Professor responde pelas comunidades enquanto Marcelo Xará permitir, ou seja, havendo qualquer divergência é imediatamente deposto da função e fica sem esse espaço próprio.
Os bandidos do Morro do Engenho são subordinados e agem a mando de Professor.
O acesso ao Morro do Engenho é permanentemente controlado por meio de barricadas e da presença de homens fortemente armados em sistema de rodízio 24 horas com intensa troca de informações e checagem do que ocorre dentro e fora de abrangência de sua atuação.
São autorizados roubos de cargas em vias de trânsito de veículos automotores próximas à comunidade, praticada mediante violência / grave ameaça com armas de fogo, por vários homens. E é feito o descarregamento e ocultação da carga no interior do morro.
Para adentrar as forças estatais somente com operação policial envolvendo dezenas de agentes.