Uma ação conjunta de policiais civis e policiais militares prendeu na manhã desta sexta feira, 08/03/2024, na Ilha do Governador, Anderson Costa Vieira de Melo acusado de integrar a narcomilicia que atua na região, extorquindo motorista de aplicativos 99 e Uber, que circulam pela região.
Os policiais estavam monitorando o acusado, que era responsável recolher as “taxas” dos motoristas de aplicativos e repassa-las aos traficantes do Complexo do Dendê, dominado pela facção Criminosa Terceiro Comando Puro, liderada pelo traficante de vulgo “Neves”,
Em revista pessoal ao acusado foi encontrada vultosa quantia, em dinheiro, que fora arrecadada dos motoristas de aplicativos da plataforma Uber e 99.
A ação foi desencadeada nesta sexta feira, pois, de acordo com as investigações, era o dia em que os motoristas efetuavam o pagamento e recebiam o selo, que funciona como uma espécie de autorização para os motoristas circularem sem sofrerem represálias, explicou o Delegado Felipe Santoro.
As investigações mostram que, aproximadamente, 300 (trezentos) motoristas são extorquidos semanalmente pelos narcomilicanos, que auferem uma vantagem mensal, em torno de R$ 60.000,00 ( sessenta mil reais), apontou Santoro.
Os traficantes cobravam R$ 100 mensais dos motoristas que precisavam fazer um cadastro para poder circular pelo bairro.
Anderson tinha a função de fazer cumprir as ordens do narcomilianos, homiziados na Comunidade do Dendê, recolhendo os valores das extorsões dos motoristas, repassando a quantia, em espécie, para os líderes da facção criminosa.
Os depoimentos colhidos evidenciam que além de praticarem crimes relacionados ao tráfico de drogas, os criminosas estão praticando atividade típicas de narcomilícia, expandido suas atividades criminosas, ressaltou Santoro.
As investigações policiais continuam para identificar e prender os demais integrantes desta narcomilícia, com o seu total desmantelamento, livrando a população do desta extorsões praticadas por estes criminosos.