Investigação revela como a quadrilha do contraventor Bernardo Bello lavava o dinheiro do crime.
Uma das maneiras era por intermédio de uma empresa fornecedora de kits para churrasco no valor que movimentou mais de R$ 22 milhões.
Outra firma aberta pelo grupo para lavar o dinherio era de um auto posto de gasolina que movimentou 28.915.387,75.
Mais um negócio com o dinheiro do crime foi uma loja de roupas e acessórios que movimentou mais de R$ 70 milhões.
Uma distribuidora de combustíveis de Macapá também está inserida na lavagem de dinheiro da quadrilha.
Havia ainda imóveis na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, na Rua Pozzana, Recreio dos Bandeirantes.
A quadrilha é especializada exploração de jogos de azar e máquinas de caça níqueis, além da prática de outras infrações penais, dentre as quais homicídio e lavagem de dinheiro.
A denúncia teve por lastro investigações policiais, compartilhadas pelo Juízo de Direito da 3ª Vara Criminal de Niterói, do homicídio do advogado Carlos Daniel Dias, motivado pela disputa pelo controle da empresa Zé do Churrasco utilizada pela Organização Criminosa para lavagem de dinheiro.
Em dia 18/06/2021, em conversa interceptada, os envolvidos falaram sobre a empresa Zé do Churrasco, solicitando que uma tábua, com as iniciais BB, fosse dada de presente, acreditando o Ministério Público que as iniciais BB se referem ao líder da Organização Criminosa Bernardo Bello, verdadeiro dono da empresa.
Pelos áudios transcritos há indícios de que um homem chamado Allan é quem tinha o domínio das finanças da empresa Zé do Churrasco, sendo Marcello o laranja da empresa.
Segundo a investigação policial, a organização criminosa continua ativa, com Marcello lavando dinheiro para Bernardo Bello, através da empresa Zé do Churrasco e outro Marcelo (com um L só) responsável pela segurança, junto com os seus filhos. Este último é ex-PM.
Wallace e Allan Diego são os responsáveis financeiros dos recursos provenientes da exploração do jogo do bicho e das máquinas caça níqueis.
Rodrigo e Isaquiel seriam os braços armados do grupo.