A PM mandou para conselho disciplinar cinco agentes da lei suspeitos de, no dia 10 de fevereiro de 2021, por volta das 11h30, em Bonsucesso, sequestrar e tentar extorquir em R$ 1 milhão dois homens, um deles filho de um traficante conhecido como Sardinha. Eles serão avaliados por esse colegiado para saber se poderão ou não permanecer na corporação.
Os PMs suspeitos enviaram para o tio de um dos sequestrados a fotografia dos dois algemados exigindo o valor a título de resgate, sob pena de imputarem às vítimas a posse de dois quilos de maconha.
Os policiais colocaram os dois rapazes algemados no banco traseiro da viatura e dirigiram-se à base do BPVE, localizada sob o viaduto de Bonsucesso – RJ, local em que os agentes investigados, transferiram as vítimas para o interior de um carro particular de um dos PMs.
Depois disso, eles mantiveram as vítimas algemadas e privadas se suas liberdades, com emprego de violência e grave ameaça, dirigiram-se até a Vila do João.
Como os denunciados não conseguiam fazer os familiares pagarem o valor exigido, passaram a ameaçar as vítimas e os familiares de entregar estas ao grupo criminoso daquela comunidade, qual seja o Terceiro Comando Puro
As vítimas, ao longo de todo o período de negociação, ou seja, mais de três horas, permaneceram privadas de suas liberdades, algemadas, sem possibilidade de resistência, até serem deslocadas, por último, para o estacionamento do piscinão de Ramos, ocasião em que os maus policiais acertaram pagamento da quantia de R$ 10.000 com a mãe de um deles.
Contudo, os PMs, antes de auferirem o valor exigido e após desconfiarem que os familiares haviam feito contato com advogados, liberaram as vítimas, por volta das 13h30min, próximo à passarela de acesso à Linha Amarela, na comunidade Nova Holanda, permanecendo, entretanto, com a posse do aparelho de celular de uma das vítimas