Lucas Elpidio de Matos, vulgo “Soldado”, de 27 anos, apontado como 01 da segurança do traficante Bruno da Silva Loureiro, o ‘Coronel’, chefe do tráfico de drogas da Favela do Muquiço. em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio, foi preso, na manhã deste sábado (27), em uma ação de policiais militares do 14º BPM, em Deodoro, na Zona Oeste. Com ele foi foi apreendido 01- Fuzil Colt, Calibre 556, Numeração raspada, 01-Carregador de igual calibre e 04- unições de igual calibre.
o traficante foi encontrado na Avenida Sargento Isanor de Campos por agentes do 14º BPM (Bangu). No último dia 16, um carro foi roubado em um viaduto próximo à região. Três criminosos abordaram o veículo e roubaram os pertences das vítimas, sendo ele um dos principais assaltantes de carros da região.
O traficante foi apontado, em 2021, em um inquérito da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), como um dos fornecedores de ferro para os pilotis das construções irregulares de milicianos em Rio das Pedras e Muzema. O metal tinha como origem os trilhos da Supervia.
Soldado tem uma condenação de 2019 acusado de atirar em policiais militares. Foi pego com um fuzil e várias munições além de uma granada, um distintivo da Polícia Civil. e um um caderno com anotações do tráfico Já naquela época era o responsável pela segurança do chefe do tráfico da Comunidade do Muquiço, conhecido como “Coronel”. Foi sentenciado a sete anos e 10 meses de prisão em regime fechado.
Na ocasião da prisão, os traficantes do Muquiço estavam invadindo a comunidade da Palmeirinha