A polícia procura pelo traficante conhecido como Gagau, que foi o mandante de um homicídio ocorrido no bairro Pontal, em Paraty, no ano passado, que terminou também com um menino de dois anos baleado.
Está atrás também dos criminosos conhecidos como Paul, Inoa e Churrasquinho, que seriam os executores do crime. Todos estão com prisões preventivas decretadas.
O fato ocorreu em dia 18 de junho de 2022, por volta das 00h, na Praça Vanessa De Oliveira Porto. Os bandidos efetuaram disparos de arma de fogo contra Ícaro da Costa Braz Porto, matando-o.
O menino Bernardo e um outro homem também foram atingidos mas por erro de pontaria, foram alvejados em regiões não vitais.
Na condição de chefe do tráfico do Comando Vermelho na Ilha das Cobras, Gagau determinou a conduta dos denunciados, ordenando matar a vítima, além de prestar o auxílio necessário para a consumação do delito.
Lampião prestou todo o auxílio necessário para que os demais comparsas pudessem executar os crimes, levando e retirando-os do local. Ele acabou preso.
Os crimes foram cometidos por motivo torpe, praticado em razão de disputas entre facções criminosas rivais, considerando que os denunciados são integrantes do Comando Vermelho – CV, e a vítima Ícaro, membro da facção rival, denominada Terceiro Comando Puro – TCP.
A vítima foi surpreendida pela superioridade numérica e armada dos denunciados, que, de surpresa, efetuaram os disparos de arma de fogo, sem permitir qualquer chance de defesa.
Os criminosos receberam ordens de Gagau para que se dirigissem ao bairro do Pontal, conhecido como último reduto da facção criminosa TCP.
Lampião já esteve preso por 11 anos por crime de tráfico de drogas, ele confessou aos policiais que participou do crime juntamente com com os outros três executores mas não efetuou os disparos contra as vítimas, tendo dado apenas cobertura ao ficar no carro.