O miliciano França que foi preso junto com outros três comparsas durante essa semana se deslocava da comunidade do Pau Branco, em São João de Meriti, para uma guerra contra traficantes do Dique de Vilar dos Teles, vinculados ao Comando Vermelho.
Segundo informações do RO da ocorrência, França e os parceiros extorquiam moradores do Pau Branco a mando do miliciano conhecido como Jason.
Equipe da 60ª DP (Campos Elíseos) posicionou a viatura nas proximidades da Rua Senador Nereu Ramos junto com a equipe do GAT, enquanto o blindado ficou próximo para ser acionado em apoio.
Nesta mesma rua fizeram a abordagem do grupo de milicianos que encontravam-se no interior de um veículo Voyage cor Prata.
Foi dada ordem de parada e os criminosos não resistiram, parando o carro; que o grupo se tratava de quatro indivíduos que estavam dentro do veículo.
O primeiro deles era França era o motorista do carro e estava portando entre as pernas um fuzil calibre 5,56 com red dot, luneta e com carregador contendo cerca de 29 munições entre as pernas e o banco do motorista.
O carona também tinha um fuzil.
O elemento atrás do carona da frente também tinha um fuzil e o quarto bandido estava com uma capa de colete balístico com emblema da PMERJ.
Ainda foi encontrada no veículo uma camisa da Polícia Civil.
O automóvel usado era produto de roubo.
Sabe-se que o Dique também está em guerra contra a comunidade Trio do Ouro, dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Informações indicam que França pertenceu a milícia Caçadores de Ganso, que agia em Queimados, e era ligado também ao miliciano Valadares, que atua no mesmo município, além de ter o apoio de Tubarão de Seropédica e Juninho Varão de Nova Iguaçu.